loader image

Quem Somos


A Xepa é uma rede de ativismo alimentar, surgida em 2015, a partir da experiência de cozinha coletiva das Casas da Mídia NINJA e Fora do Eixo. Nessa experiência, aprendemos que a alimentação é uma potente ferramenta de afeto, mas também de  disputa civilizatória. Afinal, um novo mundo só será possível quando a alimentação segura e de qualidade for democratizada para todos. 

Defendemos a alimentação como um direito e o ato de cozinhar como revolucionário. também reconhecemos que a busca pela soberania alimentar é caminho para combater o machismo, o racismo, a homofobia e todas as formas de desigualdade social. 

Nossa rede conecta cozinheires, ativistas, agricultores, movimentos, redes e coletivos que atuam na disputa narrativa e nos territórios pela alimentação segura e de qualidade para todos. Realizamos ações de formação livre, campanhas de mobilização e articulação política para promover uma alimentação mais justa, solidária e sustentável.

Projetos Especiais

Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome

Ação coletiva e em rede contra a fome, realizada na semana mundial da alimentação em parceria com o Coletivo Banquetaço e mais 100 organizações da sociedade civil, cozinheires, pesquisadores e artistas. 

Projeto do MPA com meta de alimentar 5 milhões de brasileiros

Encontro em Brasília debate Projeto Alimentar 5 Milhões do MPA, buscando criar plataforma de abastecimento popular com foco na produção agroecológica. Participação de diversas organizações e ênfase na parceria com pequenos agricultores. Bianca Lima, da Xepa Ativismo, destaca a importância do evento e o engajamento coletivo na luta pela segurança alimentar.

Ação de Rua SP

O Projeto Ação de Rua SP, sediado na Nave Coletiva, ganhou destaque no SPTV, da Rede Globo, destacando uma ação de solidariedade e capacitação. A reportagem ao vivo registrou a produção e entrega de refeições nas ruas, resultado do edital de ocupação do espaço. O projeto, que visa apresentar a dinâmica de uma cozinha coletiva, acolhe alunos, incluindo pessoas em vulnerabilidade, promovendo conscientização e união. Além da distribuição de refeições, o Ação de Rua SP capacita indivíduos em situação vulnerável para trabalhar em cozinhas, proporcionando oportunidades remuneradas e contribuindo para o combate à fome em São Paulo. #AçãoDeRuaSP #Solidariedade #Capacitação

 Circuitos de formação Xepa Ativista

A FOME É UMA QUESTÃO POLÍTICA

Circuito de formação realizado em parceria com o Grupo de pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que busca abordar as complexidades e estruturas da Fome no Brasil e no mundo.

O QUE TEM NO NOSSO PRATO?

Circuito de formação com foco em apresentar as vontades políticas e econômicas responsáveis pela comida que chega no nosso prato.

Notícias

Ação coletiva e em rede contra a fome

Siga nas redes sociais