Iniciativa é um mergulho em um novo universo de música e tecnologia
Dez bandas do estado do Rio de Janeiro foram selecionadas pela Zona de Propulsão, MAIS e Mídia Ninja para apresentarem seus shows de forma virtual e presencial no lançamento de um metaverso na próxima sexta-feira (22) no LabSonica, o laboratório de experimentação musical do instituto Oi Futuro, no Flamengo, com entrada gratuita. O projeto apresenta uma iniciativa pioneira que redefine a interseção entre música, tecnologia e cultura.
Um palco virtual foi criado para artistas cariocas e fluminenses, com o intuito de proporcionar uma plataforma para que suas obras sejam transmitidas para o mundo através do metaverso. O objetivo é impulsionar o mercado independente de música brasileira, explorando as vastas oportunidades oferecidas pela internet e o compartilhamento global de conhecimento.
O lançamento do Metaverso da Zona de Propulsão é um marco importante nesse esforço colaborativo e promete ser uma experiência inovadora que conecta mentes criativas do mercado da música e tecnologia. O projeto tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Estudio Krya e do Labsonica, laboratório de experimentação musical do instituto Oi Futuro.
Conheça as bandas selecionadas:
Por meio de um edital, a equipe selecionou, de forma democrática, 10 artistas de todo o estado do Rio de Janeiro.
- Olhar dos Cria (São João de Meriti)
- Adrielle (Nova Iguaçu)
- Kaique Theodoro
- Canto Cego (Rio de Janeiro)
- Azizi (Rio de Janeiro)
- Bianco Marques (Barra Mansa)
- Phil Wennerstrom (Rio de Janeiro)
- Josiel Konrad (Nova Iguaçu)
- Lorena Nunes (Rio de Janeiro)
- DJ Imperatriz (Nova Iguaçu)
Sobre o Metaverso da Zona de Propulsão:
O lançamento do Metaverso oferecerá uma experiência envolvente, transcendendo fronteiras físicas e ampliando o alcance da cena artística. Durante o evento, diversas apresentações ocorrerão simultaneamente tanto no Futuros – Arte e Tecnologia quanto na plataforma virtual, conectando participantes de diversas localidades.
“Estamos entusiasmados em inaugurar esse novo capítulo da Zona de Propulsão, unindo música, tecnologia e cultura de uma forma nunca vista antes. O Metaverso representa uma oportunidade emocionante para explorar novas formas de expressão artística e conectar comunidades em todo o mundo.” – Dai Brasil – MAIS.
“O LabSonica é um lugar único no Brasil, porque tem uma abordagem 360 graus do ecossistema da música e do som. A realização do Zona Propulsão no Lab Oi Futuro e no centro cultural se encaixa perfeitamente na proposta do espaço e estamos ansiosos para conferir o que virá”, afirma o gerente de cultura do Oi Futuro, Victor D’Almeida.
Não perca essa oportunidade de participar de um evento que promete revolucionar a conexão entre música, tecnologia e cultura no Rio de Janeiro. A Zona de Propulsão espera por você!
Sobre o instituto Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.
Desde 2005, o Oi Futuro mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro com uma programação diversa e inovadora, que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
O Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17 edições realizadas por editais públicos. Ainda na área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa.
Na área de Inovação Social, o Oi Futuro lançou em 2017 o laboratório de soluções singulares e de impacto para as cidades e a gestão cultural. Desde então, já foram realizados 9 ciclos de aceleração com 143 organizações e negócios de impacto social, impactando diretamente mais de 1.150 gestores sociais com cerca de 14.700 horas de mentorias realizadas. O Oi Futuro tem promovido, assim, um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto. O Oi Futuro valoriza a diversidade e esse posicionamento se reflete nos números dos programas de aceleração: 52% dos gestores líderes não brancos e 53% são mulheres.
Sobre o LabSonica
O LabSonica é o laboratório de experimentação sonora e musical do instituto Oi Futuro, com sede no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2018, o espaço promove residências artísticas, shows e ciclos de aceleração de carreiras e projetos, visando estimular a criatividade e a inovação no campo do som e da música. O laboratório é o ponto de encontro de criadores e fazedores de diversas áreas e oferece a infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes. Ao longo dos últimos cinco anos, o espaço recebeu mais de 430 artistas da música brasileira, dentre eles Ney Matogrosso, Zelia Duncan, Pedro Luis e Bala Desejo, e promoveu mais de 2.100 horas de formação sobre a indústria musical, dentre cursos, oficinas e residências.