A Mídia NINJA esteve na última semana em um das maiores feiras já produzidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), fez uma retomada após 5 anos, marcando o início das comemorações dos 40 anos do MST. Mais uma vez, a Mídia NINJA esteve presente e junto à Xepa Ativismo, rede de ativismo alimentar da Floresta Ativista, produziu e distribuiu conteúdos sobre o evento.
Foram mais de 1,7 mil produtores agroecológicos de todo o país, organizados em 191 cooperativas e associações de agricultores familiares, em uma grande mostra da luta pela democratização da terra e pela soberania alimentar. Ao todo, cerca de 320 mil pessoas passaram pelo Parque da Água Branca.
As famílias Sem Terra trouxeram para São Paulo cerca de 560 toneladas de produtos in natura e beneficiados, reunindo uma diversidade de produtos com mais de 1730 itens diferentes comercializados na feira. Também foram destinadas 38 toneladas de alimentos para a ação de solidariedade para 24 entidades da cidade, que vão chegar às famílias mais carentes e que mais precisam.
A programação contou com diversas apresentações regionais simultâneas em palcos distintos, com os Encontros e Cantorias.
E, claro, não podia faltar uma boa oferta gastronômica na feira do MST. A programação Culinária da Terra trouxe os sabores da diversidade gastronômica regional de todas as grandes regiões do país. Foram ofertados 95 pratos produzidos em 30 cozinhas instaladas no evento. Quem acompanhou tudo, em parceria com a Xepa, foi Thayla Godoy, da Bendita Semente. “Observar e estar perto dessas mulheres me alimenta tanto quanto a própria comida, essa Feira foi alimento pro corpo e pra alma”, disse Thayla. Confira abaixo o vídeo que ela produziu em colaboração com a Xepa:
Do nordeste, a Feira trouxe pratos como sarapatel, moqueca, bobó de camarão, ginga com tapioca, panelada, baião de dois, entre outros. Da região amazônica teve arroz de cuxá com camarão, galinha caipira no leite de coco de babaçu, maniçoba, pato no tucupi, chambaril, damorida e tambaqui ao leite de castanha. Dos pratos da região centro-oeste teve ventrecha de pacu, arroz com pequi, frango com gueroba e galinhada. Do sul, entrevero de pinhão, arroz com lula, polenta e arroz carreteiro. E do sudeste, as delícias do porco no tacho, lombo de jaca, feijoada, feijão tropeiro e moqueca capixaba. Delícia, hein.
Com informações do MST