Circuito de Formação Xepa Ativismo – “O que tem no nosso prato?”
Cinco ‘aulões’ para entender as contradições do sistema alimentar, com desigualdades sociais e exploração, que priorizam o lucro acima de tudo, vendo a alimentação apenas como uma fonte inesgotável de receitas.
Desigualdade no Prato – as contradições do sistema alimentar mundial
Apesar de exercer um poder imenso sobre a sociedade e, consequentemente, sobre nossas vidas, sabemos muito pouco sobre o nosso sistema alimentar mundial. Quais são suas contradições? Quem o controla? Quais são as forças por trás dele? Saiba mais com Thiago Lima, coordenador do FomeRI da Universidade Federal da Paraíba.
Sabor Veneno: você come, bebe e respira agrotóxicos
Mesmo impactando fortemente a nossa vida, poucos sabem sobre as forças e disputas políticas por trás da chegada de mais e mais agrotóxicos em nossa comida, água e ar. Saiba mais com Fran Paula, quilombola, engenheira agrônoma e membro da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos.
A farra dos ultraprocessados
Como e quando as grandes empresas de ultraprocessados tomaram conta da política e sistema alimentar global? Para refletirmos sobre esses e outros tantos questionamentos, assista a aula com Paula Johns, membro da ACT Promoção da Saúde, organização não-governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública no Brasil.
A grande fome
O aumento das temperaturas, os eventos climáticos extremos e as mudanças nos padrões de chuva estão redefinindo radicalmente a paisagem agrícola global. Recebemos Ana Felicien, mestra em Ecologia Tropical e doutoranda em Agriculturas Amazônicas, pesquisadora e ativista venezuelana em soberania alimentar e agroecologia para falar sobre os desafios que iremos enfrentar.
A comida brasileira e o mito da democracia
Esta aula aborda a comida da mistura racial romântica como uma mentira colonial transmitida por séculos, que coloca a culinária europeia no centro do debate, enquanto as referências aos povos indígenas e africanos são postas como pequenas contribuições. Com Rute Costa, doutora em Educação em Ciências e Saúde e coordenadora do projeto de extensão Culinafro da UFRJ.