Conhecemos a reserva extrativista e o Instituto Zé Claudio e Maria, que mantem viva a história de luta do casal de castanheiros. A Casa NINJA Amazônia registrou tudo. Assista aos vídeos
Durante a passagem da Casa NINJA Amazônia pelo estado do Pará, visitamos a Reserva Extrativista Zé Claudio e Maria e o Instituto que carrega o legado do casal de castanheiros. A Resex fica localizada em Nova Ipixuna, e o Instituto em Marabá.
Zé Cláudio e Maria eram castanheiros e reconhecidas lideranças do Projeto Agroextrativista Praialta-Piranheira. Denunciavam invasões e roubo de madeira e, por contrariar interesses de grileiros e madeireiros que queriam destruir a floresta, foram mortos.
O casal de castanheiros foi assassinado em 24 de Maio de 2011, vítima de uma emboscada montada por dois pistoleiros no assentamento agroextrativista Praialta Piranheira.
Para manter a memória desses dois importantes defensores da Floresta, foi criado o Instituto Zé Claudio e Maria, em Marabá (PA). A iniciativa é uma organização de preservação ambiental criada e coordenada pelos familiares do casal.
Com determinação, os ativistas deram a vida na luta pelo direito ao território e na defesa da floresta amazônica.
É fundamental manter vivo o legado daqueles que deram suas vidas em defesa da floresta amazônica.
O exemplo de Zé Cláudio e Maria não apenas inspira gerações presentes e futuras a continuarem a luta pela preservação dos biomas, mas também nos lembra da urgente necessidade de proteger esse ecossistema vital para o equilíbrio do nosso planeta.
Quer saber mais sobre, acesse:
Casa NINJA Amazônia Tour chega a Marabá para conhecer iniciativas de defesa da floresta