Conheça uma das editoras do NEC
Para ser escalada para o NINJA Esporte Clube, a jogadora precisa, no mínimo, gostar do assunto. Foi por isso – por uma série de outros atributos e pelo histórico de apaixonada por futebol e outros esportes – que a convocação da Vic Amaro para o time foi confirmada no início de 2021. A editora do NEC adiciona à equipe talentos e habilidades que só uma mulher preta gaúcha, aquariana e licenciada treinadora de futebol pode oferecer.
Logo na estreia, no time de cobertura colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, Vic reconheceu a conexão entre o NEC e sua perspectiva pessoal quando o assunto é mulheres no futebol. “Quebrar paradigmas e colocar no cenário pessoas e grupos invisibilizados são os lemas do NEC e acho que combina com o que eu penso para/com a sociedade”, conta Amaro em entrevista.
De Pelotas, Vic conta que “trabalhar com o esporte feminino é algo revolucionário” e que almeja “ser referência para as meninas que estão por vir, tanto no NEC quanto meu trabalho com o futebol”. Hoje, ela também atua no Esporte Clube Pelotas e na Associação Atlética Acadêmica Sanatório.
Tal qual sankofa, o ideograma africano que simboliza o retorno ao passado mirando os caminhos para o futuro, Vic tem como maiores inspirações a mãe, a tia Adriana e “todas as outras mulheres pretas que fizeram e fazem por mim e outras tantas jovens negras”.