Com Pena Schmidt e ocupação no Mineiro Beat, a programação reaviva a discussão sobre o mercado da música independente
Visando retomar um processo de articulação em rede a partir da música, o projeto SOM de Minas se soma à programação de festivais que acontecem no estado de Minas Gerais para promover debates em torno da cena. As atividades começarão neste final de semana, de 14 à 16 de junho, no Campus Santa Mônica, da UFU, em Uberlândia, durante o Mineiro Beat.
Além do lançamento de um amplo processo de mapeamento de artistas, casas de show, bandas e festivais do interior do estado, também serão realizadas palestras e oficinas para promover a capacitação dos artistas locais. As atividades visam aprimorar a gestão de carreira e o posicionamento midiático dos artistas, fornecer insights sobre o mercado musical e promover uma integração mais eficaz na cena cultural.
A programação é gratuita e para participar os interessados devem se inscrever AQUI.
Programação
A programação terá início com uma mesa que contará com palestras de referentes da cena musical para debater “A Música no século XXI”, abordando aspectos referentes à circulação em festivais nacionais, as plataformas digitais de música e as estratégias de comunicação para crescer em sua carreira musical. Participam do debate na sexta-feira, Pena Schmidt, consultor e curador independente, Leti Rezende, produtora do Música no Interior e gestora do Espaço Laboratorio96 em Uberaba e Thays Rodrigues, produtora do Mineiro Beat.
No sábado, dois blocos de oficinas serão ofertados gratuitamente aos artistas locais. A partir das 14h o jornalista e articulador de redes Fred Maia oferecerá a oficina “Música em Rede – A Música no Século XXI”, seguida por Robson Américo, Mc e videomaker que irá dar dicas de “Gestão de carreira: como contar melhor a história da sua carreira musical”.
A partir das 15h a comunicação entra em foco com a oficina do Gian Martins, coordenador do Youtube da Mídia NINJA, que irá ministrar uma formação sobre a “Música e as novas plataformas digitais”, seguido pela produtora cultural Marcela Bueno, abordando o “Engajamento musical na internet”.
O propósito dessas atividades é revitalizar a articulação em rede entre festivais, produtores e artistas, especialmente no interior, visando a construção de um circuito musical independente e robusto no estado.
O evento ocorrerá na Universidade Federal de Uberlândia – Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, no Auditório 5R.
Som de Minas
Diante de todas as transformações no mercado da música e da revolução digital que emerge das novas plataformas de streaming, a música independente precisa se reorganizar. Neste sentido, o projeto Som de Minas visa revitalizar a cena da música independente visando fortalecer a articulação entre bandas, festivais, produtores e artistas mineiros e retomar um circuito de cultura independente em Minas Gerais.
Com o apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes, será realizada uma pesquisa e oficinas no estado de Minas Gerais, além de palestras e uma equipe de cobertura para quatro festivais em diferentes mesorregiões do estado. O projeto visa posicionar a nova cena musical mineira e diminuir as distâncias entre esses artistas e o mercado musical nacional.
Inscrições em: https://rede.florestaativista.org/oportunidade/148/