Na última quarta-feira, 20, a Nave Coletiva exibiu o novo filme de Karim Aïnouz, “Marinheiro das Montanhas”, com a presença do diretor em uma sessão lotada. Ao final, Karim participou de um debate com o público e falou sobre a importância do cinema, de fazer sessões como esta na Nave e sobre o filme em si.
“A sensação que eu tenho é que eu to falando para alguém quando eu to passando um filme. A sala de cinema é um espaço de elite. Por mais que a gente ame, adore, é caro, é proibitivo. E passar aqui é falar com alguém, é muito bom. Eu fiquei muito feliz. ”, diz Karim ao contar um pouco sobre a sessão na Nave.
Considerado o projeto mais pessoal de sua carreira, “Marinheiro das Montanhas” integrou a programação de importantes festivais ao redor do mundo, incluindo uma aclamada passagem por Cannes, em 2021. O documentário narra a jornada do cineasta pela Argélia, onde investiga a história do pai, um homem que só conheceu por fotografias, para compreender as suas próprias origens.
O debate pós filme foi mediado por Lilianna Bernartt, da comunidade CineNINJA. Karim também deu uma entrevista para a Mídia NINJA, que vai ao ar em breve, além de conhecer o terraço da Nave e conversar com um de seus fundadores.
Sobre exibir seu filme na Nave Coletiva, Karim aponta a importância de espaços coletivos e abertos para falar de cinema.
“Uma coisa que tem aqui é algo que eu chamo de ‘imaginação revolucionária’, ela é com o vento, ela contamina. E se tem alguém que vai entender no Brasil como foi essa experiência, essa viagem, eu acho que é na Nave.“
“Marinheiro das Montanhas” estreia nos cinemas em 28 de setembro.
Confira algumas imagens desta noite incrível!