loader image

Semifusa abre edital de ocupação de sede cultural em Ribeirão das Neves

por | maio 29, 2024

Projetos selecionados receberão uma quantia de 1.500 reais para a realização de eventos; inscrições se encerram na próxima sexta-feira (31)

Foto: Casa Semifusa

O Instituto Cultural Semifusa, que atua em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Minas Gerais, lançou no último dia 14 de maio o edital “Ocupa a Casa”. A ideia é selecionar projetos de eventos com diversas temáticas a serem realizados em sua sede, a Casa Semifusa.

Os projetos selecionados  receberão a quantia  de R$ 1.500 para realizar sua proposta, contando com acompanhamento na execução, suporte na divulgação e disponibilização dos equipamentos da instituição. Serão escolhidos 20 microprojetos com caráter cultural, educativo e/ou profissionalizante, que precisam ser abertos à comunidade com entrada gratuita, classificação livre. Os projetos também precisam estar dentro de alguns dos seguintes eixos: Programação Cultural;  Residências Artísticas;  Projetos Colaborativos; Formação e Capacitação;  Exposições e Mostras;  Empreendedorismo Cultural; Oficinas e Atividades Educativas; Festivais e Eventos Temáticos; Divulgação e Comunicação.

As inscrições estarão abertas até 31 de maio de 2024, e o edital e o portal de inscrição podem ser acessados na aba de oportunidades da Floresta Ativista. Acesse aqui.

Foto: Casa Semifusa

O coletivo completou 15 anos em abril de 2024, sendo um ano de comemoração para a instituição, que realizará sob este cunho, diversos projetos até dezembro em clima de celebração. 

O Semifusa é uma entidade sem fins lucrativos que visa democratizar o acesso aos bens culturais, estimular o protagonismo juvenil na periferia e desenvolver ações que contribuam para a construção de novas narrativas positivas. O intuito do instituto é desenvolver novas formas sistemáticas de inserção dos jovens na sociedade e estimular o crescimento dos mesmos. Entende-se que as práticas culturais são essenciais para o fortalecimento do vínculo no território e para desenvolver novas tecnologias a fim contribuir para desenvolvimento social, intelectual e cidadão da população de uma cidade.

A instituição é integrada à Rede Internacional de Periferias, a Rede de Afroempreendedores da RMBH, a Rede dos Trabalhadores da Cultura de Ribeirão das Neves, à Mídia Ninja e ao Circuito Metropolitano de Saraus. A Semifusa promove os festivais: Feira das artes da Região metropolitana, Festival Pá na Pedra de Artes Integradas, Festival Neves Encena de Artes Cênicas e Festival de Cinema de Ribeirão das Neves.

Foto: Casa Semifusa

A entidade também desenvolve diversas atividades como: debates, oficinas, seminários e saraus. Ganhou prêmios como o de iniciativas inovadoras na economia criativa, na categoria melhor modelo de gestão do Ministério da Cultura em 2013. 

Para mais informações sobre o Instituto Semifusa, acesse o site: coletivosemifusa.org e sigam-os nas redes sociais: https://www.instagram.com/casasemifusa/

VOLTAR