Em meio ao 40º aniversário da recuperação da democracia na Argentina, a rede midiativista Emergentes Medio, juntamente com a Red de Medios Digitales do país, participaram de uma atividade junto com grupos de comunicação no especial “Proyecto Ballena”, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires. Junto com ao Emergentes, que é uma das redes da Floresta Ativista, participaram Farco, Conta TV, Faddicra e Arecia, associações que reúnem rádios, revistas, emissoras de televisão e jornais de todo o país.
En el marco de los 40 años de la recuperación de la democracia en Argentina, la Confederación de Medios Cooperativos y Comunitarios de la cual la RMD forma parte, estará presente en una programación especial de "Proyecto Ballena" en el @elCCKirchner pic.twitter.com/TnxIJrvleH
— Red de Medios Digitales (@ReddeMediosDig) May 16, 2023
Nesse contexto, numerosas organizações e coletivos ligados a experiências associativas trocaram olhares sobre o presente e o futuro da comunicação popular na Argentina. “A comunicação deve ser incorporada à agenda política para melhorar o sistema democrático e é preciso conter visões patéticas e conservadoras que veem a comunicação como um negócio para poucos”, afirmaram.
“Proyecto Ballena” é um espaço do Ministério da Cultura da Nação projetado para gerar encontros entre diferentes referências da vida política e cultural latino-americana e desenvolver alternativas que ajudem a pensar um presente melhor. Para isso, propõe articular pensamento crítico e linguagens artísticas por meio de mesas de discussão, fóruns, entrevistas abertas, entre outras atividades.
Sobre Emergentes
O Emergentes surgiu em 24 de março de 2016 como uma consolidação do grupo Facción Buenos Aires, um núcleo argentino membro da rede de midiativismo latino-americano Facción. Desde a sua criação, o Emergentes tem realizado campanhas, apoiado movimentos sociais e construído uma agenda de temas e coberturas com foco nos direitos humanos, feminismo, cooperativismo, cultura e comunicação.
Ao longo do seu percurso, Emergentes se tornou um amplificador das lutas dos movimentos progressistas da Argentina e de articulações latino-americanas. Atualmente, o veículo faz parte da editoria internacional da Midia NINJA, integrando a Floresta Ativista.
Sobre la Red de Medios Digitales
Organização de nível federal que reúne um amplo setor da comunicação que cresceu exponencialmente no calor do desenvolvimento da Internet, das redes sociais e das novas tecnologias. Nasceu em 2019 e atualmente é composto por 75 meios de comunicação de diferentes províncias da Argentina.
Em um ecossistema de mídia cada vez mais concentrado e comandado por grandes empresas, oferecem um olhar diferenciado, próximo à comunidade e comprometido com as novas agendas e demandas da sociedade.
Som em sua maioria nativos digitais e trabalham expressando uma multiplicidade de vozes, ação fundamental para garantir o direito à informação e exercício da liberdade de expressão.