loader image

Pregão Fora do Eixo: há 12 anos, animação indígena promovia intercâmbio entre AC e MG

por | jul 21, 2023

Gian Martins, um dos fundadores da Mídia NINJA, compartilha uma história que começou há exatamente 12 anos. À época, a rede Fora do Eixo lançava um dos seus editais de intercâmbio, que proporcionavam experiências incríveis a integrantes de coletivos de diferentes cidades. Gian, em 2011, residia em Juiz de Fora, em Minas Gerais, e fundava lá o Coletivo Sem Paredes. Ele foi selecionado em um pregão que o levou a documentar o processo de produção do curta-metragem de animação “Awara Nane Putane”, no estado do Acre.

Conforme as regras do pregão, a missão era registrar todo o making of da animação acreana. Acompanhado por Karla Martins, produtora executiva e co-fundadora da rede Fora do Eixo, junto com o diretor Sérgio Carvalho e uma equipe de apoio, Gian embarcou em uma jornada rumo ao alto do Rio Gregório, especificamente na aldeia Nova Esperança dos Yawanawa.

O destino desse projeto singular proporcionou dias de vivência em um universo mágico, onde Gian e a equipe tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma visão cativante da relação entre seres humanos e natureza, seus mitos e crenças transmitidos através de gerações.

“Foram vários dias imerso naquele universo, conhecendo a força e conexão espiritual desse povo com a floresta. Minha missão foi gravar o making of e capturar referências visuais para servir ao animador”, conta Gian.

Making Of da animação Awara Nane Putane

O curta-metragem de animação “Awara Nane Putane” conta o mito Yawanawa da fundação da Ayahuasca, conhecido por eles como Huni. O filme, lançado em 2013, teve seu enredo inspirado na sabedoria ancestral desse povo, que atribui à Ayahuasca um significado sagrado, revelando a importância de suas raízes culturais e espirituais.

A animação não apenas enaltece a tradição do povo indígena, mas também transmite uma mensagem poderosa sobre a preservação da floresta e o respeito pela diversidade cultural.

Para aqueles que desejam conhecer essa história fascinante, o curta-metragem “Awara Nane Putane” pode ser assistido abaixo:

VOLTAR