Equipe da Floresta Ativista em Minas Gerais promoveu formação em redes sociais e produção cultural
O projeto Minas LAB chegou a Poços de Caldas na última semana, trazendo uma série de oportunidades de aprendizado e capacitação para os participantes. A primeira formação ocorreu no Espaço Cultural da Urca, onde foi realizada a oficina de Redes Sociais, ministrada por Eloá Souza.
Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir noções básicas sobre ferramentas, tecnologias e manuais técnicos para utilizar as redes sociais de forma eficiente. O objetivo principal era capacitar os participantes para a construção de narrativas, mobilização social, divulgação de ações e produção de conteúdo rápido em diferentes linguagens, além de aplicar essas ferramentas nas pautas da cidade.
No dia seguinte, foi realizada a aguardada oficina de fotografia e audiovisual, ministrada por Isabelle Medeiros e Mikael Silva. Durante a atividade, os participantes puderam aprender sobre conceitos fundamentais de fotografia e audiovisual, além de conhecer diferentes formatos e estéticas. A parte prática da oficina envolveu a aplicação e troca de conhecimentos com a cobertura fotográfica e de vídeo de um grupo de break de Poços.
Na quinta-feira seguinte, a oficina de empreendedorismo cultural, ministrada por Dalton Hadd e João Paulo Reis, foi realizada no Espaço Cultural da Urca. O foco dessa oficina era compartilhar tecnologias e experiências de produção cultural, bem como abordar a gestão de redes colaborativas. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer soluções práticas para a produção de festivais ou atividades culturais de qualquer linguagem ou estilo, com ênfase na lógica colaborativa e coletiva de trabalho.
O último dia de Minas LAB em Poços, contou com a oficina de Plataformas Digitais, ministrada pelos agentes locais Diego Ávila e Pedro Cesar, com enfoque na criação e organização de projetos.
Em breve, uma chamada estadual será feita para interessados de todo o estado participarem da segunda etapa do projeto com oficinas online.
O Minas LAB em Poços de Caldas se mostrou uma iniciativa de grande importância para a capacitação e desenvolvimento cultural da cidade, proporcionando acesso a conhecimentos e habilidades nas áreas de redes sociais, fotografia, audiovisual e empreendedorismo cultural. As oficinas oferecidas permitiram que os participantes aprimorassem suas competências e explorassem novas formas de expressão, promovendo um impacto positivo na comunidade local.
Fotos: Naty Pinheiro/ Mídia NINJA