loader image

Paris 2024: UFAL abre vagas de extensão para atuação na cobertura colaborativa dos jogos olímpicos

por | jul 2, 2024

A parceria entre a Mídia NINJA e a UFAL confere aos alunos da instituição a oportunidade de participarem da cobertura dos jogos olímpicos e paralímpicos através do projeto de extensão

Foto: Ascom CRCC

Por Vitória Magalhães

A parceria entre a Mídia NINJA e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está promovendo uma oportunidade de extensão para os estudantes de graduação interessados em jornalismo esportivo. O projeto, de caráter remoto, recebe inscrições até o fim do mês de junho e é voltado para os cursos de jornalismo, letras, design, relações públicas, pedagogia e libras da UFAL. Os participantes selecionados irão atuar em atividades como a criação de peças, elaboração de conteúdo, revisão e acessibilidade sob a supervisão da equipe da NINJA Esporte Clube no período de julho a setembro.

O projeto pretende, através do cenário esportivo, garantir uma cobertura equitativa dos eventos esportivos, ampliar a visibilidade dos atletas paralímpicos e capacitar os estudantes da UFAL para a produção de conteúdo jornalístico. Em entrevista, Vitor Braga, docente responsável pelo projeto, informa que “Seguindo a orientação do Comando de Greve, estamos aguardando o retorno para abrir as inscrições para o projeto. Mas a nossa previsão é ter a equipe montada até o final deste mês [de junho]”, no qual o processo de seleção estará aberto aos graduandos através de uma chamada para voluntários.

Seguindo o intuito de educar, inspirar e unir a comunidade, a cobertura colaborativa das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2024 tem seu foco nos valores de cidadania, direitos humanos e temáticas inclusivas associadas ao esporte. O professor Vitor Braga também menciona a importância desta oportunidade para os graduandos da UFAL, visto que “estamos em um estado que não tem as mesmas oportunidades que vamos encontrar no eixo Rio-São Paulo. Dessa forma, a aproximação com instituições do Nordeste pode oferecer experiências de ensino-aprendizagem que muitas vezes não são possíveis no contexto local”.

A parceria proporciona aos estudantes da UFAL uma oportunidade de expandirem seus conhecimentos e experiências no que diz respeito às discussões propostas, passando a compreender que o esporte é capaz de mudar realidades e que a contação de histórias proveniente deste período é fonte de inspiração para desafiar estereótipos da sociedade brasileira.

VOLTAR