Evento exibe até sexta-feira (25) 50 filmes e promove atividades diversas no Centro de Manaus (AM)
Desde a última terça-feira (22), o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte realiza sua quinta edição na capital amazonense. São ao todo 50 filmes, que serão exibidos em três espaços no Centro de Manaus (AM): Teatro Amazonas, Teatro da Instalação e Palácio da Justiça. Além dos filmes, a programação do festival conta também com rodas de conversas, debates, oficinas e premiação. Toda a programação do Olhar do Norte é gratuita.
No total, 16 curtas-metragens concorrem aos prêmios da Mostra Amazônia. Dedicada exclusivamente para obras dos estados da Amazônia Legal, a mostra competitiva vai premiar Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, dois prêmios de Melhor Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som. Filmes de outras regiões fora da Amazônia estarão na Mostra Olhar Panorâmico, que nesta edição terá 10 obras, disponível on-line no Sonoraplay.
Para o público infanto-juvenil foram selecionados seis filmes na Mostra Olhinho. Filmes de todo o país estarão na Mostra Outros Nortes, que teve 10 filmes selecionados.
O Olhar do Norte 2023 ainda terá filmes convidados, entre eles três curtas/médias e três longas-metragens que terão exibições especiais na abertura e encerramento da programação. “É a nossa edição com mais filmes de temática indígena, e com mais filmes dirigidos por mulheres. Obras de realizadores que se colocam como participantes de um momento de efervescência política e cultural, e que também apontam caminhos particulares como linguagem de cinema”, ressalta a carta da curadoria, assinada por Diego Bauer, Victor Kaleb e Flávia Abtibol, curadores dessa edição.
Entre os filmes selecionados estão filmes como “Ao Lado da Estrada”, de Ricardo Chetuan, “Alexandrina – Um Relâmpago”, de Keila Sankofa, “AAna Rúbia”, de Diego Baraldi e Íris Alves Lacerda, “Bebé”, de Isadora Lis, “Cabana”, de Adriana de Faria, “Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando”, de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, “Big Bang”, de Carlos Segundo, “Bucho de Peixe”, de Johann Jean, e muitos outros.
Confira toda a programação no site oficial do evento.