Oficina em Manaus cria campanhas coletivas pela floresta e pela cidade

por | ago 16, 2025

No dia 14 de agosto, a Casa NINJA Amazônia e a Casa Coletiva realizaram a oficina gratuita “Midiativismo na Amazônia”, reunindo comunicadores populares, ativistas e lideranças comunitárias de Manaus e territórios próximos. A atividade, parte da programação da Floresta Ativista, teve como objetivo fortalecer a produção de conteúdos voltados à justiça climática e à defesa dos territórios amazônicos.

Realizada na Casa Coletiva, no bairro Novo Aleixo, a formação reuniu jovens, mulheres, pessoas LGBTQIA+, indígenas, ribeirinhos e quilombolas em um espaço de troca e construção coletiva. A oficina foi conduzida por Clayton Nobre, da Mídia NINJA e Casa NINJA Amazônia, que compartilhou experiências de comunicação popular e midiativismo em defesa de direitos socioambientais.

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a técnicas de jornalismo independente, estratégias de redes sociais e campanhas digitais de impacto, refletindo sobre como a comunicação pode ser usada como ferramenta de resistência e incidência política. A oficina também estimulou a prática criativa, levando o grupo a elaborar propostas de campanhas de mobilização para Manaus e outras cidades amazônicas.

“A oficina foi ótima, super produtiva. É bom ter visto um movimento de participação da comunidade em eventos fora do centro de Manaus. Lá a gente pôde reunir ativistas climáticas, LGBTQIA+, indígenas e pudemos construir juntos duas propostas de campanhas: uma chamada Ventila Manaus, voltada para o aumento das plantações urbanas de árvores na cidade; e outra voltada para a resolução de um problema que afeta diversas cidades da Amazônia, que é o lixo”, contou Clayton Nobre.

A atividade reforçou a importância de fortalecer a comunicação comunitária como rede de resistência e de incidência política. Mais do que uma oficina, o encontro foi um espaço de articulação entre diferentes vozes da floresta e da cidade, apontando para soluções coletivas diante dos desafios socioambientais que marcam a Amazônia.

VOLTAR