loader image

O olhar de Dan Agostini: do acervo às aulas de fotojornalismo para NINJA Foto

por | ago 17, 2023

Há um ano, o acervo da Mídia NINJA conta com o olhar apurado de Dan Agostini, fotógrafe de Porto Alegre que vive em São Paulo. Canceriane, Dan também compartilha seu talento seja com seus próprios cliques, seja indicando outres profissionais da fotografia na NINJA Foto. 

Dan também ajuda a organizar e cuidar do acervo fotográfico da NINJA e da Floresta Ativista.

Seguindo dos conteúdos produzidos desde 2013, Dan aponta a “importância do material que a Mídia NINJA tem desde a sua formação, pensando inclusive na história do próprio país. Está dentro das minhas atribuições fazer com que esse conteúdo se mantenha preservado, organizado e em segurança”.

Nas aulas que dá no Senac, de fotojornalismo, Dan aproxima a NINJA do ambiente de formação, levando os estudantes a experimentarem a fotografia documental a partir de vivencias em coberturas colaborativas com produção real de conteúdo nas coberturas de ruas. 

Dan gosta de trabalhar com a temática de gênero. Lésbica não-binárie, ile aponta que “é muito importante poder aproximar meu trabalho da comunidade que eu vivo porque é uma maneira de não só trabalhar, mas trazer a frente do ativismo como algo relevante na minha produção”. 

A partir do projeto Palomas, iniciado em 2020, Dan usa a fotografia para abordar o processo de autonomia de mulheres trans e travestis de São Paulo e a perspectiva delas sob contextos como moradia, trabalho, relacionamento e acessos aos direitos de maneira geral. 

Neste agosto lésbico, Dan apresenta na NINJA Foto uma lista com outras pessoas lésbicas que você precisa conhecer.

VOLTAR