loader image

NINJA.Foto debate fotojornalismo em universidade na Argentina

by | jul 9, 2023

Palestra ocorreu com alunos da Agência Universitária de Notícias e Opinião da Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ)

Por Juan Relmucao

Foto: Divulgação / UNLZ

Com  as pautas do meio ambiente, povos indígenas, diversidades e defesa da democracia como temas principais e com ênfase na criação e sustentação de modelos de comunicação que não repliquem os parâmetros da mídia hegemônica, o editor de fotografia da Mídia NINJA, Oliver Kornblihtt, conversou com alunos da Agência Universitária de Notícias e Opinião (AUNO) da Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ), na Argentina.

A palestra online fez parte do primeiro workshop de fotojornalismo organizado pela AUNO, um espaço de aprendizagem para jornalistas e comunicadores criado pela UNLZ e focado nos territórios periféricos de Buenos Aires. A agência argentina se interessou pela experiência Midia NINJA devido à sua capacidade de expressar e articular realidades sociais e práticas de comunicação comunitária que até o surgimento do Fora do Eixo/NINJA tinham pouca difusão na sociedade.

Além disso, a lógica colaborativa, comunitária e de cuidado humano dos comunicadores NINJA foi outro atrativo para a proposta de formação da AUNO, pois são atributos que o espaço considera essenciais para os e as jornalistas do futuro.

Sobre os 10 anos de trabalho do Mídia NINJA, Oliver comentou que “o trabalho e o espírito coletivo permitem que alguém, como aconteceu comigo, cheguei a lugares que jamais teria alcançado se não fosse por todas as pessoas que contribuem para o funcionamento do coletivo”.

Além da cobertura histórica da rede, como as marchas contra o golpe contra Dilma, os protestos contra a Copa do Mundo de 2014, as marchas #EleNao ou os protestos dos povos indígenas, Oliver compartilhou com os alunos uma prática que NINJA vem realizando desde o nascimento:

“É importante criar tecnologias sociais e disponibilizá-las para quem precisa. Sejam estratégias de comunicação, uso de tecnologia ou qualquer outra ideia inovadora, colocá-las a serviço de coletivos ou grupos que delas necessitem é fundamental para que essas vozes se dêem a conhecer”.

A apresentação de Kornblihtt foi o último dos quatro encontros que os alunos compartilharam com as especialistas Carolina Nicora (professora e fotógrafa freelance em mídias como Página 12), Anita Pouchard Serra (fotógrafa freelance do Le Monde, New York Times, e Rest of World) e Jerry Bogert (editor de fotografia do New York Times). Durante o workshop, os especialistas apresentaram perspectivas.

VOLTAR