No último sábado (20/05), a sede da Mídia NINJA em São Paulo proporcionou um momento de união da reflexão, arte e trocas criativas. Os mais de 4 mil m² receberam dois eventos ao mesmo tempo – O Cine NAVE Debates, onde temas urgentes foram pautados e o FAÍSCA, uma experiência artística desenvolvida para nos sensibilizar e nos movimentar pelo afeto.
Na programação do Cine NAVE realizada na galeria do térreo do prédio, uma sessão tripla que se iniciou com 3 episódios da série “Sou Moderno, Sou Índio” , de Carlos Magalhães, além do debate com apresença do diretor de som indígena, Caio Tupã. Depois a mostra “Máscaras de uma sociedade”, apresentou dois curtas de “Iza Nevia – O Menino da Moeda” e a estréia de “Firmina”, com um debate com as atrizes Thais Cabral, Teca Pereira, Rita Teles, a psicanalista Isabel Cristina Balla e as produtoras Luciana Stipp e Leandra Aieedo. O encerramento foi com “Reexisto”, direção de Lethicia Galo e Rodrigo Campos, “Bonita” de Mariana França e “Nunca Estarei Lá”, de Rodrigo Campos.
Um lance de escadas acima, no galpão, acontecia a FAÍSCA. A proposta do evento é ser uma experiência de conexão com a arte, com assuntos urgentes que tocam a toda sociedade. Nesta 4ª edição do encontro, o tema foi “Medianeras”, o nome dado às paredes cegas de um edifício, onde não se pode abrir janelas. O termo inspirou a criação do filme argentino que conta a história do isolamento de pessoas que se cruzam o tempo todo sem se perceber e se encontrar.
Os dois eventos criaram uma sinergia entre si e o no fim se juntaram para uma noite de troca de experências no bar da NAVE.
Na próxima semana, o espaço recebe mais uma oportunidade de encontros potentes: No dia 27/05 acontece o Sabadão do Conhecimento, com mais de 15 oficinas com temas diversos – de ioga africano, à judô para crianças, até rap e cozinha funcional para adultos. Como todo sábado a NAVE também recebe o curso de cozinha industrial do Ação de Rua pela manhã e o ensaio do grupo de teatro DAS coletivo pela tarde. O fim de tarde ainda termina com um sarau do Declama, Mulher! coletivo que celebra a produção artística feminina.
No dia seguinte acontece o “Domingo Na NAVE”, com shows, exposições, gastronia vegana e feirinha de moda e artesanato. DJs e uma intervenção teatral também sobem ao palco de uma das nossas galerias. Além da é uma experiência de conhecer a produção do estado, já que a maior parte dos artistas e expositores são de Mogi das Cruzes, inteiror de São Paulo.
Acompanhe a programação completa no instagram da NAVE Coletiva, se inscreva na sua atividade favorita e conheça nosso espaço: https://www.instagram.com/navecoletiva/