
Após a realização do Abre Caminhos, evento que homenageou o legado e marcou o lançamento da Fundação Marielle Ramires na última semana, a Nave Brasília, que é a sede da Floresta Ativista, uma iniciativa da Mídia NINJA em parceria com diversos coletivos e organizações, anuncia o início de sua programação cultural oficial.
A primeira de uma série de atividades que serão divulgadas nos próximos meses tem a literatura como protagonista e inaugura o Circuito Literário da Nave.
O evento de estreia vai acontecer na segunda-feira, dia 25/08, com a presença do escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti de 2021 com o romance “O Avesso da Pele”. Tenório, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, é reconhecido por obras que exploram identidade, racismo, memória e relações familiares, consolidando-se como um dos nomes mais potentes da literatura brasileira contemporânea.
A noite contará com uma vivência e troca de ideias com o autor, além de um anúncio especial para os amantes dos livros que promete movimentar a cena literária local. A entrada é gratuita, mediante inscrição na plataforma Floresta Ativista, e o encontro será realizado às 19h na sede da Nave Brasília.
Ao longo de sua trajetória, a Mídia NINJA já realizou diversas ações para valorizar a literatura e promover a circulação de autores e autoras pelo país, com rodas de leitura, saraus, transmissões ao vivo com escritores, campanhas de incentivo à leitura e cobertura colaborativa de feiras literárias, como a Bienal do Livro e a Flip. Essas iniciativas se conectam a um projeto mais amplo de democratização do acesso à cultura, estimulando novas narrativas e fortalecendo redes criativas em todo o Brasil.
Para a cofundadora da Mídia NINJA, Dríade Aguiar, a ideia é receber eventos de todas as cenas culturais e artísticas. “Acreditamos que a literatura é um território de encontro e transformação. Começar nossa programação com Jeferson Tenório é também um gesto de afirmação da potência da palavra, da escuta e da troca, elementos que movem a Nave Brasília e toda a rede Mídia NINJA”, explicou Dríade.