Nos dias 12 e 13 de agosto, a cidade de Letícia, na Colômbia, recebeu o Primeiro Encontro Regional de Comunicação Pan-Amazônica, reunindo veículos e redes independentes do Brasil, Peru e Colômbia para debater os desafios e as potências da comunicação na região. A Mídia NINJA esteve representada por Raissa Galvão, cofundadora da rede, que compartilhou as experiências da NINJA, da Casa NINJA Amazônia, do Clímax e da Floresta Ativista.
O encontro promoveu diálogos sobre desertos de notícia, comunicação indígena, rádios comunitárias, mídias digitais e perspectivas para a COP-30, que será realizada em Belém, em 2025. Logo no primeiro dia, Raissa destacou o papel da Mídia NINJA como plataforma de comunicação colaborativa e de redes, ressaltando a criação dos afluentes e o fortalecimento da Floresta Ativista como espaços de articulação de comunidades..

Além das mesas de debate, o encontro contou com dinâmicas de conexão entre as organizações para estimularam a construção trocas transnacionais. Raissa compartilhou sobre iniciativas como a Casa NINJA Amazônia em Belém, o Bunker de Mídias e o encontro de midiativismo Latina, despertando interesse em possíveis parcerias com veículos pan-amazônicos.
“O encontro reuniu uma galera muito qualificada, iniciativas que atuam diretamente nos territórios com profissionalismo e potência”, afirmou Raíssa Galvão. “Foi muito inspirador perceber o reconhecimento que a NINJA já tem aqui e pensar em conexões para a COP30. Acredito que podemos criar pontes concretas de colaboração pan-amazônica.”
O encontro já gerou frutos. Durante os dias em Letícia, Raíssa fechou uma aliança entre a Mídia NINJA e Info Amazônia do Brasil e La Liga Contra el Silêncio e Consonante, da Colômbia, para fazer uma cobertura especial da COP 30.
À noite, a programação também incluiu uma caminhada coletiva na floresta amazônica colombiana, fortalecendo vínculos entre os comunicadores a partir de uma vivência imersiva no território.