loader image

Mídia NINJA participa do 1º encontro capixaba de comunicadores e ativistas digitais

por | jul 11, 2023

“Redes, Riscos e Ruas – A nova (des)ordem da informação” foi o nome oficial da reunião de midiativistas, que tinha como principal objetivo atualizar e aprofundar o debate sobre a atuação e a organização nas redes sociais, tendo como foco a defesa da democracia contra a máquina de desinformação e disseminação do ódio da extrema-direita. Dríade Aguiar, co-fundadora da Mídia NINJA, fez parte do encontro na capital do Espírito Santo. 

Realizado nos dias 22 e 23 de junho, o evento lotou as salas da Faculdade de Direito de Vitória, com inscrições esgotadas em boa parte da programação. Participando especificamente da mesa “A nova (des)ordem da informação: Criação de uma Rede Alternativa de Comunicação”, Dríade esteve ao lado de Thainã de Medeiros, do Coletivo Papo Reto, Fausto Salvatori da Ponte Jornalismo e sob a mediação de Mirela Adams, diretora Executiva Pulso, organização realizadora do encontro.

Entre os pontos do debate foram levantados a necessidade do fortalecimento do trabalho em rede, a importância de um subsídio público da comunicação e atualização sobre os discursos sobre as narrativas do campo progressista.

Entre outros convidados, também estiveram fizeram parte Kenji CIampi (historiador, professor formado pela Unicamp, youtuber e streamer do canal Normose), Cristiano Botafogo (podcaster do programa Medo e Delírio em Brasília),  Danilo Carneiro/Dimitra Vulcana (drag Queen, marxista, docente e palestrante, doutora em ciências da saúde), Laura Sabino  (youtuber/comunicação MST/MG), Paulo Galo (ativista da luta contra a precarização do trabalho e a uberização e líder dos Entregadores Antifascistas) e outros expoentes da comunicação da esquerda. 

“Foram dois dias de primeiros encontros, mas também, de reencontros com companheiros que fizeram parte da nossa história de luta dentro e fora das redes. Saímos desse evento com novas ideias, sabendo da importância de construir pontes digitais entre a criação de conteúdo das esquerdas nas redes, e como domar os algoritmos e ocupar os espaços físicos e virtuais” comentou o perfil oficial dos organizadores. 

Sabia mais sobre o evento clicando aqui.

VOLTAR