Por Giovana Villalba
A Mídia NINJA participou da última sexta-feira de um mentoria colaborativa no Laboratório de Inovação Cidadã (LABIC) 2023. A mentoria visava os extensionistas, colaboradores e proponentes líderes dos projetos inscritos no LABIC. O encontro foi divido em duas partes: Redes e Narrativas, conduzido por Raissa Galvão e Contação de Histórias, por Viviane Gomes.
Redes e Narrativas
Raissa Galvão, uma das representantes da Midia NINJA, contou o histórico de fundação da rede, os princípios e práticas colaborativas que a norteiam e deu exemplo do modo de organização e sistema de funcionamento implementado. Além disso, tratou do surgimento de um ecossistema de mídias e o incentivo às iniciativas de comunicação cidadã produzidas por agentes multimídia para narrar suas realidades.
Galvão relembrou que vivemos a transição de um sistema que funciona a partir de uma “mídia de massa” para uma lógica que trata de uma “massa de mídias”, ampliando as possibilidades vozes e ampliando os interlocutores. Ela ressaltou a importância do surgimento de mídias identitárias, locais e comunitárias para que as pessoas se sintam mais representadas e tenham em quem se referenciar na hora de buscar informação.
Durante a rodada de perguntas e comentários dos ouvintes da mentoria, Raissa incentivou e aconselhou grupos e ações coletivas que buscam maior reconhecimento social, enfatizando que é importante não desistir, manter o foco no objetivo coletivo e definir seus ideais.
Contação de Histórias, Movimentos e Lideranças
Viviane Gomes reuniu pautas que mostram a importância de construir narrativas independente, principalmente de grupos marginalizados pela sociedade. Viviane pontuou como faz diferença ouvir e dar voz para comunidades e grupos sociais que por tanto tempo tiveram suas histórias contadas por homens brancos.
Ela destaca o quão importante e necessário é ressignificar essas narrativas, que devem ser contadas pelos próprios territórios que as vivenciam. Viviane ainda compartilhou diversas dicas práticas para divulgação, imagem e estrutura digital de projetos. Frizando a importância de entender qual público alvo o projeto deseja alcançar, se perguntando sempre “o que? quem? quando? onde? e como?” ao organizar a divulgação.
Para a Mídia NINJA, este encontro foi extremamente valioso, possibilitando a oportunidade de levarmos informações para mais pessoas, reunindo e crescendo cada vez mais nossos afluentes.