loader image

Mídia NINJA e SOM realizam cobertura e aula sobre midiativismo no maior encontro de música do Paraguai

por | out 7, 2023

Redes da Floresta Ativista marcam presença, promovendo colaboração e jornalismo musical

Foto: Tássio Lopes / Mídia NINJA

O S.O.M, rede de música da Mídia NINJA, foi convidado para participar do Festival Reciclarte, o maior evento do setor no Paraguai, que aconteceu em Assunção.

Representando a rede, Talles Lopes, Tássio Lopes e Rodolfo Ataíde pegaram a estrada por várias horas até chegar à capital paraguaia, prontos para ampliar intercâmbios, costurar redes e aumentar nosso diálogo latino.

O Festival Reciclarte, realizado nos dias 29 e 30 de setembro, promoveu sua décima terceira edição, consolidando-se como um marco no cenário musical da América Latina. O G5 Conexões – Seminário de Jornalismo Musical e Comunicação Cultural foi realizado entre 27 e 28 de setembro.

Durante o G5 Conexões, compartilhamos a trajetória da Mídia NINJA e da rede Fora do Eixo na cena da música brasileira. Para Talles Lopes, “as tecnologias de articulação, mobilização, formação, difusão e sustentabilidade desenvolvidas pelo Fora do Eixo e pela Midia NINJA nestes 20 anos seguem altamente relevantes e contemporâneas para lidar com as dificuldades e desafios da produção cultural e do ativismo”.

Foram 13 países presentes e 247 convidados internacionais. Com uma programação repleta de grandes nomes da música em territórios latinos, o festival atraiu amantes da música e artistas de várias nacionalidades. Nos dois dias, se revezaram no palco cerca de 550 artistas e foram apresentados 37 shows musicais em 47 salas oficiais do evento.

Uma das novidades deste ano é a inclusão de atividades paralelas ao festival. Um mercado de música foi montado, proporcionando oportunidades de networking e negócios para produtores e profissionais da indústria musical da América Latina. O mercado contou com sessões de pitch, em que artistas podem apresentar seus projetos a potenciais investidores, e rodadas de negócios que visam fortalecer as conexões na cena musical regional.

Pela primeira vez, o festival também abrigou um seminário de jornalismo musical, reunindo experientes profissionais de mídia de diversos países latinos. A Mídia NINJA e o S.O.M. tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecimentos neste seminário, enriquecendo o diálogo sobre a cobertura jornalística colaborativa na área da música.

Como agentes da Floresta Ativista, participaram do encontro representantes do Circuito Mineiro de Festivais Independentes: Rodolfo Ataíde do Festival Pá Na Pedra, em Ribeirão das Neves (MG), e Tássio Lopes do Arte no Mato e Piquenique da Estação, ambos eventos realizados em Passos (MG). Junto com outros gestores de festivais brasileiros, eles também estão criando redes na cena musical paraguaia, com o objetivo de fortalecer os laços entre os dois países e impulsionar a música na América Latina.

“Estamos aqui para acompanhar o festival, fazer cobertura e, ao mesmo tempo, conhecer o que está acontecendo na cena paraguaia. Já estamos prospectando algumas parcerias que podem beneficiar ambas as partes”.

Talles Lopes, gestor do SOM, enfatizou a importância dessas atividades para o cenário musical.

Confira um pouco da cobertura:

Mídia NINJA e o S.O.M. deram aula sobre experiências na comunicação e música durante o Seminário de Jornalismo Musical e Comunicação Cultura.

Entrevista:

Conversamos com o produtor cultural e músico Marcos Ramírez do grupo Mamboreta PsicoFolk, articulador do Circuito Cultural Guarani e um dos organizadores do Seminário G5 Conexões – Seminário de Jornalismo Musical e Comunicação Cultural. Confira abaixo:

Shows do Festival Reciclarte:

VOLTAR