loader image

Mídia NINJA celebra 25 anos do MTST ao lado do Movimento de Trabalhadores Sem Teto

por | jun 13, 2023

Foto: Mídia NINJA

No último dia 8 de junho, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) reuniu militantes de todo o país no Complexo Educacional Valdelice Prass, em Embu das Artes, São Paulo, para comemorar seus 25 anos de atividades, e a Mídia NINJA esteve presente! Dríade Aguiar, representando a rede de midiativistas, participou do ato de abertura no início da noite, assim como da festa coletiva que ocorreu após a cerimônia.

“Estou extremamente honrada por estar aqui hoje. Fico feliz porque sempre que estamos com vocês, nos sentimos em casa. Desde os primórdios, estivemos juntos na Ocupa Paulista, resistindo lado a lado durante todos aqueles dias, e depois em outras ocupações pela moradia digna. Juntos, viajamos pelo Brasil e pelo mundo para denunciar o governo que derrotamos nas urnas no ano passado. Estivemos ombro a ombro durante as campanhas presidenciais, na frente das câmeras, não apenas com Boulos, mas também com a presença de Ediane aqui hoje”, disse Dríade em seu discurso no palco. “Somos uma família, e é por isso que viemos aqui desejar um feliz aniversário. Conte conosco para sempre, porque essa luta é real e estamos comprometidos com ela!”

O Governo Federal também marcou presença, representado por Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos. “Vinte e cinco anos de luta e resistência merecem ser celebrados. Estamos aqui para reforçar a aliança com o povo brasileiro e suas causas. Nossa luta diária só chegará ao fim quando tivermos moradia, trabalho e alimentação adequada. Esses são os pilares que sustentam nossa esperança”, disse o ministro. “Gostaria de agradecer pelo convite, e esse agradecimento se estende também em nome do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva”, concluiu.

Além disso, ativistas internacionais, representantes de movimentos territoriais e líderes políticos também estiveram presentes no evento. Ao todo, o evento teve duração de 4 dias, abordando em suas atividades as principais questões do movimento social, os desafios enfrentados no novo mundo do trabalho, e a luta contra a fome e o fascismo.

“Avançamos muito na luta por moradia. Atualmente, estamos desenvolvendo o projeto das Cozinhas Solidárias, contando com 45 unidades. Em relação ao trabalho, temos fortalecido nossa base, que inclui camelôs, trabalhadores de aplicativos e informais, com o objetivo de conquistar e garantir direitos. Essas são as principais linhas que o MTST tem seguido”, relatou Ana Paula Perles, coordenadora nacional do MTST por São Paulo e responsável pelo projeto Cozinhas Solidárias.

VOLTAR