loader image

‘Meu Nome é Gal’: Cine NINJA entrevista Sophie Charlotte, Dandara Ferreira e Lô Politi sobre cinebiografia

by | out 13, 2023

Foto: Reprodução/YouTube/Cine NINJA

Após realizar um circuito de pré-estreias intenso na Bahia, Festival do Rio e em São Paulo, “Meu Nome é Gal” estreia comercialmente nesta quinta-feira (12), nos cinemas de todo o país.

O longa é uma cinebiografia sobre a cantora Gal Costa (1945-2022), reconhecida como uma das maiores vozes da MPB. O filme acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar a famosa cantora. A direção é assinada por duas mulheres, Lô Politi e Dandara Ferreira, que também integra o elenco interpretando ninguém mais, ninguém menos que Maria Bethânia.

Sempre tímida quando criança, Gal decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro aos seus 20 anos de idade. Coincidentemente, em uma das cidades mais bonitas do país, a cantora acaba encontrando amigos como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960.

Com dois amigos ajudando a dar o empurrão na carreira de Gal, ela precisa enfrentar a timidez, mas a medida que vai se soltando, ela – junto com outros artistas – formam o movimento da Tropicália. Depois de tanto sucesso, Gal acaba tendo um período de depressão, quando seus dois amigos são exilados na ditadura. Esses são um dos episódios retratados no longa.

A atriz Sophie Charlotte é a responsável por dar vida à lendária cantora brasileira. O elenco conta também com Rodrigo Lelis, como Caetano Veloso, Camila Márdila, como Dedé Gadelha, Dan Ferreira, como Gilberto Gil, Dandara Ferreira, como Maria Bethânia, George Sauma, como Waly Salomão, Luis Lobianco, como Guilherme Araújo – empresário de Gal -, entre outros.

Em 2017, Dandara Ferreira já havia realizado um documentário sobre a cantora, chamado “O Nome Dela é Gal”. O projeto foi como um ponto de partida para o desenvolvimento do longa. A cineasta falou um pouco sobre isso em entrevista à Cine NINJA, ao lado de sua codiretora Lô Politi e da atriz Sophie Charlotte. As três bateram um papo com a atriz e crítica de cinema Lilianna Bernartt.

Confira a entrevista completa:

VOLTAR