Fundadora das redes Fora do Eixo e Mídia NINJA, Marielle Ramires está ao lado de mais 99 mulheres afro-latinas na exposição “Rosas em Vida”, na Galeria 1 do Centro Cultural da Oi Futuro, no Rio de Janeiro. A iniciativa é do Festival Latinidades e teve curadoria da produtora cultural Jaqueline Fernandes.
A Galeria aborda temas ligados à negritude, antirracismo, ancestralidade, diáspora, diversidade sexual e anti-homofobia. A homenagem é uma instalação de lambe-lambes de personalidades femininas de diferentes gerações e áreas de atuação, como Conceição Evaristo, Glória Maria, Lia de Itamaracá, Mãe Celina de de Xangô, Sueli Carneiro e Zezé Motta. A obra ressalta a potência das trajetórias e vozes de mulheres negras na construção e preservação do patrimônio cultural imaterial brasileiro.
“Que honra estar entre as 100 homenageadas do Festival Latinidades ao lado de mulheres negras maravilhosas selecionadas pelo olhar atento e realizador da incrível Jaqueline Fernandes. O reconhecimento de um trabalho coletivo”, escreveu Marielle. “Um abraço carinhoso e um muito obrigada ao festival e a todas e todos as companheira/os que tornaram esse momento possível. Seguimos resilientes e em movimento na construção coletiva do mundo em que acreditamos e disputamos todos os dias”.
A mostra fica exposta até o dia 30 de abril com outras diversas exposições da ocupação artística Futuração, trazendo a multiplicidade de linguagens e a riqueza simbólica de oito festivais de música nativos das regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.