Por Maria Clara Mello
No último final de semana, recebemos na Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo, a imersão do mandato de Tainá de Paula, vereadora e Secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro. A imersão é uma iniciativa conjunta com a Campanha de Mulher. Durante o encontro temas como comunicação, política brasileira e campanhas sociais foram debatidas. Tivemos também a oportunidade de compartilhar algumas experiências da Campanha de Mulher, iniciativa que promove maior circulação midiática de mulheres no cenário político. Participaram do encontro Camila Borges, Dai Soares, Antonio Vilela, Rafael Costa e Wagner da Silva.
“A gente discutiu narrativas, quais são os desafios do Brasil que negam o Brasil profundo, quais são as discussões que os sudestinos precisam fazer frente às discussões do Norte e do Nordeste do país, frente à COP que vem aí, ‘a COP do Belém’. Qual o papel da Tainá no desafio climático? O que é ser uma liderança de favela e periferia no século 21 contra colonial e colonizador? Foi, talvez, uma das grandes perguntas desse encontro.” – relata Tainá, para a Floresta Ativista.
Além disso, Tainá contou sobre o desafio de comunicar e informar não apenas acerca de seus trabalhos no âmbito político, mas com relação ao tempo em que vivemos e as demandas que surgem, sociais e ambientais. Tainá se definiu como “uma mulher da reconstrução do Brasil”.
Camila Borges, coordenadora de comunicação de Tainá, também nos contou um pouco sobre como foi o processo de imersão na Nave, que, inclusive, serviu de estímulo para novas perspectivas acerca do próprio trabalho.
“Me fez pensar na grandiosidade do nosso espaço urbano, da nossa proposta, do que temos que fazer, do nosso território, das pessoas que estão ao nosso redor, de ouvir essas histórias… Então, desse modo, a imersão ‘joga essa bigorna’. ‘Bora’ olhar pra isso, parar de brigar com esse povo pelo engajamento. Acho que eu estava muito robotizada, essa coisa de like, de engajamento o tempo inteiro. A imersão pra mim foi muito importante para botar um pouco desse ‘óleo nas minhas engrenagens’ e nesse sentido, as falas foram riquíssimas.”
O espaço que a Nave propôs permitiu ainda que Camila se aproximasse de outras formas de desenvolver a narrativa da própria Tainá. “A imersão foi um pontapé inicial para que a gente, junto, possa construir essa narrativa, olhar com carinho, olhar com afeto, trazer isso pro Rio e olhar para nossa realidade e tentar adaptar ao máximo possível. Um bom trabalho nasce de boas perguntas e a imersão acho que me fez pensar em perguntas.”
Campanha de Mulher
A Campanha de Mulher é uma iniciativa lançada em 2018 pela Mídia NINJA e o ELLA – Rede Internacional de Feminismos – que propõe amenizar a injustiça midiática enfrentada por candidatas feministas e progressistas dentro do contexto político brasileiro.
Para colocar essas candidatas em evidência nos meios de comunicação, a Campanha mobiliza midiativistas, artistas, redes, coletivos e movimentos ligados aos direitos humanos, cultura, comunicação, educação e meio ambiente que sejam comprometidos com as lutas democráticas pelo fim das desigualdades.
Conheça mais sobre a iniciativa em: https://campanhademulher.org/