Mídias independentes de 15 países se reúnem para fortalecer redes globais de combate a desinformação e articular cobertura colaborativa da COP30

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, São Paulo recebe o LATINA – Encontro Internacional de Mídias Independentes, que reunirá comunicadores, jornalistas, ativistas, artistas e produtores de conteúdo de mais de 15 países do Sul Global. O evento será realizado na Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA, e contará com representantes do Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Bolívia, México, Guatemala, Equador, Panamá, entre outros.
Em um cenário de disputas narrativas e ameaças à liberdade de imprensa, o LATINA propõe um espaço de articulação para fortalecer a comunicação livre, diversa e comprometida com as lutas sociais. Entre os veículos confirmados estão Gelatina (ARG), Garganta Poderosa (ARG), Futuros Indígenas (MEX), Mullu TV (ECU), Volcánicas (COL), TV Indígena (PAN) e Ojo Público (PER).
O encontro terá três eixos estratégicos. O primeiro é COP30 e Justiça Climática, com o objetivo de articular uma cobertura colaborativa do evento, que acontece em novembro, em Belém (PA), reforçando as realidades construídas a partir dos territórios e das lutas socioambientais. O segundo, Democracia e Liberdade de Imprensa, busca unir forças na defesa da democracia, no combate à desinformação e na qualificação da atuação durante as eleições nos países latino-americanos. Já o terceiro, Tecnopolítica e Regulação das Big Techs, vai discutir formas de conter o poder das grandes plataformas, promover soberania digital e desenvolver novas metodologias e redes de ação coletiva.
Além de debates, o LATINA oferecerá oficinas, experimentações e apresentações artísticas, consolidando-se como uma plataforma permanente de articulação para quem comunica das margens, das redes, das ruas, das lutas e das florestas. O evento é uma realização da Mídia NINJA, com apoio da Pulitzer Center e dos escritórios Brasil e Argentina da Fundação Heinrich Böll.