No último dia 24 de agosto aconteceu a Jornada dos Movimentos Negros contra a violência policial, que levou protestos para as ruas de várias cidades do Brasil. Com o lema “Pelo fim da violência policial e de Estado, nossas crianças e o povo negro querem viver! Chega de Chacinas!”, os atos denunciaram as operações policiais que mataram de centenas de pessoas negras e periféricas. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia o número é maior, e reforçou o pedido de justiça por Mãe Bernadete e Binho, lideranças quilombolas assassinadas em Simões Filho (BA).
Organizações de movimento negro, coletivos, articulações de vários estados se uniram para organizar os protestos e um manifesto, assinado por diversas entidades e pessoas. No documento, o reforço da necessidade do Estado de cuidar da população negra e do fim do genocídio da população negra.
O Poderes Pretos cobriu os atos que aconteceram pelo país, para mostrar a união e potência deste movimento. É uma onda que não vai diminuir, uma luta que não vai parar.
Confira como foi: