Quarentena Projetada foi uma ação inédita realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles
Há três anos, a Mídia NINJA, em parceria com NINJA.FOTO e o Instituto Moreira Salles, promoveu a “Quarentena Protejada”. A iniciativa ocorreu durante um dos momentos críticos da pandemia de Covid-19, em meio ao isolamento social. O projeto convocou artistas de diversas formas de expressão, como fotografia, vídeos, poemas e ilustrações, com o objetivo de realizar projeções em 10 cidades, abrangendo todas as regiões do Brasil.
Apesar dos desafios logísticos e das restrições impostas pela pandemia, a equipe responsável pela ação conseguiu realizar projeções de grande escala. Foram selecionados 400 artistas entre os 14 mil inscritos na convocatória, representando uma ampla diversidade de artistas negros, trans, periféricos e fora do eixo Rio – São Paulo.
Além disso, aproximadamente 20 artistas foram escolhidos para receber apoio econômico por meio de um programa oferecido pelo IMS, que visava auxiliar artistas e coletivos durante a pandemia. O valor recebido foi integralmente repassado às equipes responsáveis pelas projeções e aos artistas selecionados, promovendo a circulação de recursos e apoiando os profissionais independentes em um momento desafiador.
Segundo relatos de Oliver Kornblihtt, gestor da NINJA.Foto, as noites das projeções foram emocionantes, com obras de artistas periféricos, negros, LGBTQIA+ e com deficiência sendo projetadas em prédios imponentes de todo o país. Uma transmissão ao vivo conectou as equipes de projeção e os artistas selecionados, permitindo a interação do público de forma virtual.
A iniciativa alcançou territórios diversos, desde a Amazônia até o Maranhão, proporcionando uma sensação de conexão e valorização em meio à angústia vivida durante a quarentena – relatou Oliver
Assista ao vídeo e veja como foi a Quartena Projetada
Veja algumas imagens das projeções da Quarentena Projetada