loader image

Floresta Ativista encerra agosto lésbico com entrevistas, vídeos, dicas e campanha contra lesbofobia

por | ago 31, 2023

Foto: Svet foto | Shutterstock

Neste mês do “agosto lésbico”, as redes que compõem a Floresta Ativista se uniram em prol de uma campanha conjunta, focada em ampliar a visibilidade e o reconhecimento das pessoas lésbicas na sociedade.

As mentes por trás das diversas redes sociais integradas ao NINJAVerso – incluindo Planeta FODA, Planeta ELLA, Xepa Ativismo, NINJA Foto, Casa NINJA Amazônia, Estudantes NINJA, Minas NINJA, Poderes Pretos e Cine NINJA – se reuniram virtualmente na primeira quinzena deste mês. O objetivo: conceber estratégias e criar conteúdos que impulsionassem a visibilidade lésbica. Reconhecendo a importância de dar destaque a essa comunidade e apoiar suas lutas, a iniciativa buscava unir esforços e recursos para um objetivo comum.

Em destaque entre as ações planejadas, a produção contínua de conteúdo assumiu um papel central. Durante todo o mês de agosto, as redes têm compartilhado uma ampla gama de materiais relacionados à visibilidade e ao orgulho lésbico. Isso inclui entrevistas com influenciadoras lésbicas, dicas direcionadas à comunidade, relatos inspiradores e outras iniciativas que promovem uma conscientização mais profunda sobre as questões que impactam as pessoas lésbicas.

Você já pode conferir algumas dessas entrevistas e conteúdos no Planeta FODA, uma das plataformas da Floresta Ativista. Um dos destaques é a entrevista com Yone Lindgren, uma pioneira do ativismo LGBTQIA+ no Brasil e no Rio de Janeiro. A ativista e pesquisadora Bruna Irineu também foi um dos nomes entrevistados. Goiana criada em Mato Grosso, ela construiu uma jornada que transcendeu barreiras geográficas e desafios pessoais. Em conversa com o Planeta FODA, ela comentou sobre sua jornada, inspirando a formação de ativismos fora do eixo e, sobretudo, a sua disputa enquanto conhecimento científico.

“A militância lésbica e a produção científica se conjugaram em minha trajetória, como uma “salvação”, que me ajudou a enfrentar a lesbofobia”, afirmou.

A Cine NINJA também bateu um papo com as cineastas Alexia Araujo e Ana Cavazzana, que estão à frente de dois projetos muito importantes para a comunidade lésbica: o @beefilmfestival, primeiro festival de cinema lésbico brasileiro; e o Festival Multicultural de Visibilidade Lésbica, evento com diversas atividades que aconteceu no último final de semana, em São Paulo.

“Desde o início a proposta principal foi dar visibilidade para artistas e empreendedoras lésbicas, além de representatividade em todas as áreas para o público que poderia participar do festival. É importante que a nossa comunidade se sinta acolhida e contemplada por projetos e pessoas”, diz Alexia.

Na Xepa Ativismo, os leitores também podem conferir um artigo especial elaborado pela pesquisadora e docente de gastronomia Daniela Minuzzo. Em sua pesquisa de doutorado, ela centrou sua investigação na experiência de mulheres trabalhadoras de cozinhas de restaurante para buscar compreender como estas encontram brechas e buscam fragmentar as estruturas de desigualdade de gênero no setor.

O mês de agosto é marcado por datas relevantes que impulsionam a visibilidade e a celebração da comunidade lésbica. O Dia do Orgulho Lésbico, comemorado em 19 de agosto, é um momento para reafirmar a luta pelos direitos e valorizar as identidades lésbicas. O Dia da Visibilidade Lésbica, em 29 de agosto, realça a importância de tornar as histórias, as conquistas e as demandas das pessoas lésbicas visíveis para toda a sociedade. Com essa campanha conjunta, as redes da Floresta Ativista estão contribuindo para um encerramento engajado do “agosto lésbico”, colocando os holofotes sobre a luta contra a lesbofobia e a promoção da igualdade de gênero.

VOLTAR