loader image

Filme “Bandida – A Número Um” será exibido na Nave Coletiva em pré-estreia gratuita

por | jun 19, 2024

Debate com o diretor João Wainer e elenco após a sessão; evento gratuito celebra o cinema nacional e histórias de resistência

“Bandida – A Número Um” narra a trajetória de Rebeca, vendida aos 9 anos para um bicheiro e que, anos depois, assume o comando do tráfico de drogas na Rocinha nos anos 80. Foto: Karyme França

A Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo (SP), orgulhosamente apresenta a pré-estreia gratuita do filme “Bandida – A Número Um”, dirigido por João Wainer. O evento acontecerá no dia 19 de junho de 2024, quarta-feira, às 19h, na Rua José Bento, 106, Cambuci, São Paulo (SP). O longa, que chega aos cinemas no dia 20 de junho de 2024, será seguido de um debate com a presença do diretor e do elenco, com mediação de Lilianna Bernartt.

O filme conta a história real da primeira mulher a chefiar o tráfico de drogas na Rocinha durante os anos 80. Estrelado por Maria Bomani e baseado no romance “A Número Um” de Raquel de Oliveira, a trama acompanha a trajetória de Rebeca, uma menina vendida pela avó para o bicheiro que comandava o morro. Anos depois, ela assume o controle do tráfico de drogas da favela, destacando-se em um mundo de corrupção e violência.

“Acho que o desafio não foi encarar somente por ser uma figura que já existe, mas por tantas Rebecas que existem. E por todo o contexto por trás da história dela: relatar uma vivência favelada de outras décadas. Ver a Michely Gabriely dando vida a Rebeca na infância e depois dar continuidade a essas características e personalidade comum. Acredito que muitas pessoas vão se identificar com a Rebeca, de diferentes modos, porque o filme se chama “Bandida”, mas a história é de uma mulher complexa, humana (…) Acredito que o cinema nacional precisa contar histórias nacionais. É um momento de resgate à cultura, resistência e o filme conversa muito com esse discurso. Apesar de se passar em outra época, discute temas que são bem atuais”, diz Maria Bomani.

Estarão presentes no debate, além do diretor João Wainer, os atores Maria Bomani, Milhem Cortaz, Jean Amorim, Otto, MC Marechal, Sant, João Vitor Nascimento, Jorge Hissa, JP Rufino, Natália Deodato e Michely Gabriely. A mediadora será Lilianna Bernartt, atriz, diretora e crítica de cinema.

A sessão será gratuita, com entrada garantida através da inscrição no Portal da Floresta Ativista. Não perca esta oportunidade de assistir a um filme impactante e participar de um debate enriquecedor com grandes nomes do cinema nacional.

VOLTAR