

O Festival Suíça Bahiana chega à sua 15ª edição em 2025 e promete uma celebração inesquecível da arte, da música e da resistência cultural no sertão baiano. Marcado para os dias 18 e 19 de outubro, o evento retorna ao Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, reafirmando seu papel como um dos principais polos de efervescência musical do interior nordestino.
“Programação desse ano tá a melhor que já fizemos!”, escreveu o produtor Gilmar Dantas, da rede Fora do Eixo em Vitória da Conquista. “E olha q já fizemos várias edições históricas. E mais uma vez reuniremos representantes dos 27 territórios da Bahia”.
Com o lema “Enquanto houver som”, o festival homenageia a música como força vital que atravessa crises, conecta pessoas e movimenta sonhos. “Mais do que um festival, o Suíça Bahiana é um projeto de vida”, afirma a organização, que promete uma edição histórica em tom de manifesto pelas culturas independentes.
Para abrir os trabalhos com potência, já estão confirmadas duas atrações de peso: os veteranos do rock nacional Nenhum de Nós e a banda mineira Black Pantera, conhecida por unir o peso do metal a letras contundentes e engajadas. Outras atrações serão anunciadas em breve.
Com uma trajetória marcada pela diversidade de estilos, aposta em artistas autorais e fortalecimento da cena independente, o Suíça Bahiana já trouxe aos seus palcos nomes como BaianaSystem, Francisco El Hombre, Pitty, Duda Beat e Baco Exu do Blues. Ao longo dos anos, tornou-se uma referência de produção cultural comprometida com o território e com a transformação social por meio da arte.
Os ingressos estarão disponíveis em breve. Mais informações serão divulgadas nas redes sociais oficiais do festival.