Uma das grandes inspirações deixadas pelo seringueiro e ambientalista Chico Mendes foi uma carta destinada aos jovens do ano de 2120. Lá, ele cita uma revolução mundial que unificou os povos do planeta. A carta inspira o Festival Jovens do Futuro, realizada desde 2020 para celebrar o legado deste importante ativista brasileiro.
O evento tem como objetivo engajar as juventudes na luta por justiça climática e na construção de uma nova sociedade. O Festival Jovens do Futuro é organizado pelo Comitê Chico Mendes, um grande parceiro da Casa NINJA Amazônia. A primeira edição deste festival, que ocorreu em 2020, foi realizada integralmente online devido à pandemia da Covid-19. Durante esse evento, toda a programação foi transmitida pela Mídia NINJA, alcançando um amplo público e mantendo vivo o espírito de Chico Mendes mesmo em tempos desafiadores.
Neste ano, a sede da Casa NINJA Amazônia no Acre desempenhou um papel fundamental como um dos pontos de apoio para a construção e planejamento do festival acreano. A edição de 2023 acontecerá no dia 6 de setembro, uma data significativa que marca o início da revolução mencionada por Chico Mendes em sua carta destinada à juventude.
A programação será realizada na Concha Acústica, no Parque da Maternidade, e conta com apresentações de diversos talentos, como Grupo Huni Kuī Duda Yube Shawãbu, Brenn Souza, Marcos Luanderson, Larissa Mendes, Kétila Oliveira, Maya Dourado, Saliza, Duda Modesto, Abigail Sunamita, Kaemizê, Spartakus, SayaJeans Crew, Batalha de MCs, Dj Lilly, e a atração nacional Rincon Sapiência. Este festival promete ser uma celebração memorável do legado de Chico Mendes e uma chamada à ação para as gerações futuras.
Segue abaixo o texto da carta de Chico Mendes:
“Atenção jovem do futuro – 6 de setembro do ano de 2120, aniversário ou primeiro centenário da revolução socialista mundial, que unificou todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade socialista, e que pôs fim a todos os inimigos da nova sociedade. Aqui ficam somente a lembrança de um triste passado de dor, sofrimento e morte. Desculpem. Eu estava sonhando quando escrevi estes acontecimentos que eu mesmo não verei. Mas tenho o prazer de ter sonhado”.
Confira abaixo a edição completa realizada em 2020 e veiculada na Mídia NINJA: