Há seis anos, a Casa Fora do Eixo Minas realizava um encontro que uniu comunicação e ativismo mineiro para o Festiva MG – Encontro Estadual de Cultura, Comunicação e Ativismo.
A primeira edição deste encontro aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2017, na capital mineira, Belo Horizonte. O Festiva MG se destaca por reunir agentes culturais e comunicadores de todas as regiões do estado, proporcionando um espaço para debates e oficinas que abordam os desafios da cultura e comunicação no século XXI.
Ao longo de três dias, centenas de participantes de todo o estado se reuniram para discutir questões fundamentais, que vão desde o desenvolvimento de novas políticas públicas até a criação de novos modelos de negócios e desenvolvimento. O evento contou com a presença de personalidades, ativistas, parlamentares e influenciadores mineiros, tornando-se um ponto de encontro para ideias e iniciativas que moldariam o cenário cultural e comunicativo do estado nos anos seguintes.
A mesa de abertura contou com a presença de Ayana Odara, já foi representante do ONU Jovem, militante feminista e do movimento negro, Pablo Capilé, ativista e um dos fundadores do Fora do Eixo e da Mídia NINJA, Leandrinha Du Art, comunicadora e ativista LGBTQIAP+, PCD e de sexualidade, e Célia Xakriaba, professora ativista indígena do povo Xakriabá e deputada federal, Ana Júlia, deputada estadual e ativista da educação, Poliana Souza, Coordenadora nacional do MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, e Ricardo Targino, cineasta, ativista e produtor cultural.
O Festiva MG foi um espaço fundamental para a promoção da cultura, comunicação e ativismo em Minas Gerais, contribuindo para o fortalecimento das potências mineiras.
A equipe mineira da Floresta Ativista continua realizando diversas iniciativas através do Minas NINJA, o Minas Lab e tantas outros projetos de cultura e comunicação e fortalecendo comunidades. Acompanhe as redes do @minasninja e fique por dentro.
Confira algumas fotos deste evento inesquecível: