Com participação da Floresta Ativista, jovens líderes amazônidas se reúnem em Brasília para Formação Cuida! em Incidência Climática
Na última semana, Brasília recebeu o encontro Cuida!, que reuniu 38 jovens, mulheres e defensores da floresta dos nove estados da Amazônia Legal. O encontro, que faz parte do programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC), trouxe um aprendizado mútuo sobre clima e incidência política para a realidade amazônica. A Floresta Ativista participa do programa por meio uma coalização formada pela Casa NINJA Amazônia, Clímax, Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS).
O evento presencial de três dias incluiu uma série de atividades intensas e instrutivas e faz parte de um programa de formação que iniciou de forma virtual em junho. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar órgãos legislativos e executivos, com destaque para discussão do Plano Clima – Adaptação, do governo federal, no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Essas visitas proporcionaram uma visão prática e estratégica de como políticas públicas são formuladas e implementadas, além de fortalecer a capacidade dos participantes em influenciar essas políticas em prol da Amazônia.
A formação Cuida! não se limita aos três dias de encontro presencial. Ela se estende até novembro, com módulos online que aprofundam temas como mudanças climáticas, racismo ambiental, ameaças à biodiversidade e soluções baseadas na natureza. Um encerramento presencial está previsto para consolidar o conhecimento adquirido e promover ainda mais a capacitação dos participantes.
Vozes pela Ação Climática Justa
Desde 2021, o VAC tem se atuado no fortalecimento e protagonismo de jovens e mulheres na agenda climática. O programa promove a ocupação de espaços de decisão, garantindo que as vozes amazônidas sejam ouvidas e consideradas nas discussões e decisões sobre políticas climáticas.
O Cuida! é uma iniciativa realizada em parceria com o Observatório do Clima, com o apoio de diversas organizações, incluindo Avina, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB), Hivos América Latina e WWF Brasil.