loader image

Embaixada das redes: há 10 anos era lançada a Casa das Redes em Brasília

por | jun 18, 2023

Foto: Mídia NINJA

Há 10 anos em Brasília, era lançada na Capital Federal a Casa das Redes. Entre os dias 18 e 20 de junho, centenas de ativistas se reuniram na nova casa Fora do Eixo para acompanhar oficinas, shows, saraus, observatórios e muitos debates.

Ativistas do Fora do Eixo de diversas cidades e outros estados, das Casas Fora do Eixo de Minas, São Carlos, Bauru, São Paulo, Nordeste, Amapá, coletivos do interior do estado e de outros estados, além de parceiros da rede que se formou no DF estiveram presentes.

Figuras como Raoni, liderança indígena, o grafiteiro Crânio, Cláudio Prado, Ivana Bentes, Pena Schimidt, representantes do ministério da Cultura e da embaixada da Bolívia também passaram pela Casa durante os dias do lançamento.

Diferente da Casa Fora do Eixo São Paulo, a Casa das Redes tinha um foco na articulação e em servir como uma embaixada das redes na capital, ajudar a organizar a regional e os projetos do Centro-Oeste do Fora do Eixo e a cobertura NINJA do Congresso Nacional. Além disso, a Casa das Redes também servia como ponto de hospedagem de parceiros, espaço de reuniões, encontros e era um campus da Universidade Livre do Fora do Eixo, um diretório do Partido Fora do Eixo, um centro de Mídia Fora do Eixo e uma agência do Banco Fora do Eixo.

A Casa movimentou diversos projetos como o DF em Movimento, coberturas colaborativas de eventos como Otros Carnavales, Festival Latinidades Afrolatinas, eventos do projeto R.U.A.S, Acampamento Terra Livre, Mobilização Nacional Indígena, acompanhou festivais do CO como o Bananada, que acontecia em Goiânia, o Vaca Amarela em Anápolis, realizou debates ao vivo, imersões com coletivos e redes locais. Presente até hoje, a Casa das Redes acolhe a cobertura do Congresso Nacional e projetos de articulação de redes.

VOLTAR