loader image

#EleNão: há 5 anos, mulheres lideravam ato contra Bolsonaro

por | out 3, 2023

Foto: Milena Paladino

Por Maria Clara Mello

Na última sexta-feira (29/09), completaram 5 anos do Movimento Ele Não ou, como ficou mais conhecido nas redes sociais, #EleNão. Esta foi a maior manifestação política promovida por lideranças femininas na história do país, em repúdio à candidatura de Jair Bolsonaro, até então deputado federal, à presidência da república. 

À época, a Mídia NINJA e o Planeta ELLA mobilizaram uma ampla cobertura em mais de 400 cidades e contou com um plantão de 6 horas ao vivo sem intervalos. 

Foto: Isabela Dutra

O #EleNão se colocou como um movimento suprapartidário que reuniu um enorme número de pessoas, especialmente mulheres e membros de demais grupos minoritários. Em um ato pacífico de expressão democrática, estampando a bandeira da diversidade contra a figura política de Jair Bolsonaro, responsável por posicionamentos que promovem a desigualdade, o preconceito e a misoginia, os manifestantes ecoaram sua recusa ao candidato. 

Foto: Isabela Dutra

 

LEIA MAIS: https://midianinja.org/news/as-ruas-tem-vozes-e-ecoam-elenao/

Colaborando não apenas com a transmissão ao vivo dos atos como mídia alternativa, a NINJA também trabalhou como divulgadora dos locais de manifestação e dos próprios espaços virtuais dos atos. 

Os canais NINJA de comunicação (Instagram, Youtube, Twitter) estiveram envolvidos antes, durante e depois que as mobilizações aconteceram, estando em contato com instituições, figuras políticas e, também, com os próprios manifestantes em plenas avenidas ao redor de todo o Brasil e fora dele, com uma cobertura internacional.

Captura de tela/Plantão NINJA Especial #EleNão

LEIA MAIS: https://midianinja.org/news/elenao-aconteceu-em-mais-de-400-cidades-em-34-paises-balanco-ninja/

Apesar dos esforços, o resultado das eleições de 2018 elegeu Jair Bolsonaro como presidente da República, contudo, é possível dizer que não foram movimentos com propósito fracassados. Saber que o povo brasileiro ainda é capaz de impor sua voz, mesmo com adversidades, é certamente um alívio numa realidade que exige resistência e união em prol do bem comum.

Mobilizações como essa devem ser relembradas como um combustível para que um povo se mantenha tenaz aos seus direitos, pois assim se faz política.

VOLTAR