Depois de circular 24 municípios em sua primeira edição, o Minas LAB retorna à Divinópolis em um novo ciclo da cultura em nosso país.
Em sua segunda temporada, o projeto Minas LAB oferece uma oportunidade única de formação gratuita para quem deseja se qualificar e adentrar cada vez mais no universo da comunicação e da produção cultural. Para além de Divinópolis, o projeto já aconteceu em Ribeirão das Neves e se prepara para chegar às cidades de Poços de Caldas, Uberlândia e Montes Claros.
A partir do conjunto de oficinas, será possível apresentar as ferramentas tecnológicas à disposição dos cidadãos e também, e principalmente, trabalhar na apresentação de novos conceitos de organização e articulação a partir da experiência de redes colaborativas.
O Minas LAB em Divinópolis teve início na última terça-feira (9) com a primeira parte da oficina de plataformas digitais na Casa Coletiva.
Na manhã de quarta-feira (10), o percurso seguiu com a oficina de Redes Sociais na UEMG/Divinópolis com a presença de alunos do curso de jornalismo e publicidade. Paralelamente às atividades de formação, ainda no dia 10, a Casa Coletiva recebeu o Cine Clube ‘Cinestesia’, com a exibição do filme Marte Um do diretor Gabriel Martins.
Seguindo a agenda do circuito de formação Minas LAB, na noite de quinta (11), foi realizada a oficina de audiovisual na Casa Coletiva junto da Engenharia Filmes.
Para fechar o circuito de oficinas, nesta sexta-feira (12), o Minas LAB oferece ainda a oficina de Empreendedorismo Cultural e a segunda parte da oficina de Plataformas Digitais na Secretaria de Cultura de Divinópolis.
Conteúdo das oficinas
Redes Sociais – noções básicas de ferramentas, tecnologias e manuais técnicos de como utilizar as redes sociais para construção de narrativas, mobilização social, divulgação de ações e produção de conteúdo rápido em linguagens diferentes.
Empreendedorismo Cultural – noções de tecnologias e experiências de Produção Cultural e Gestão de Redes Colaborativas com objetivo de apresentar soluções para produção de festivais ou atividades culturais de qualquer linguagem ou estilo, sendo prioritariamente pautados pela lógica colaborativa e coletiva de trabalho.
Plataformas Digitais – Apresentar ferramentas e manuais técnicos para operação das plataformas OBS, Canva, Telegram.
Fotografia e Audiovisual – Introdução do aluno nos conceitos básicos da atividade audiovisual. Princípios básicos de captação de foto e vídeo em celular, câmera semi-profissional e/ou profissional. Apresentação dos diferentes formatos audiovisual.