Por Maria Clara Mello
Até 5 de novembro, o CCBB Rio de Janeiro apresenta o espetáculo biográfico “Azira’I”, que traz a relação de mãe e filha para celebrar o mês de aniversário do centro cultural.
O monólogo autobiográfico “Azira’I” reconstrói parte da vida da atriz Zahy Tentehar a partir de memórias com sua mãe, que dá nome à apresentação. Azira’I foi a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, onde ambas nasceram, uma liderança espiritual e matriarca para o povo Tenetehara-Guajajara.
Apresentado pela própria Zahy, este é um “musical de memórias”, musicalidade essa explorada entre os lamentos passados à atriz pela própria mãe, e canções originais compostas por ela e Duda Rios, sob direção musical de Elísio Freitas.
Além disso, a sonoridade do espetáculo flutua entre o português e o Z’eng eté, dialeto do tronco Tupi-Guarani e a primeira língua da atriz. Essa dualidade linguística ganha ainda mais significado quando contraposta à questões de aculturamento, exploração e da própria relação conflituosa entre mãe e filha.
O espetáculo está entre as diversas atrações do mês de Outubro como celebração dos 34 anos do Centro Cultural Banco do Brasil RJ. Confira essas e outras atividades culturais no site do CCBB – https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/
Sinopse “Azira’I”
“Azira’i” é um espetáculo biográfico que aborda a relação de Zahy Tentehar com a sua mãe, Azira’i, primeira mulher Pajé da reserva de Cana Brava (MA), que ocupou a categoria dos Pajés Supremos dos povos Tentehar, destinado apenas a pessoas com sabedorias medicinais e espirituais extremamente desenvolvidas. A relação entre mãe e filha se dá num contexto necessariamente conflituoso, em um interior nordestino extremamente patriarcal e em uma cultura tensionada entre a preservação de seus valores ancestrais e a absorção de dinâmicas e mazelas de um sistema de civilização globalizado. Ao mesmo tempo em que Zahy é a filha escolhida por sua mãe para herdar os dons de pajelança e comunicação com os Mairas, é também nela que Azira’i descarrega as frustrações de existir num ambiente colonial e opressor.
A equipe por trás do espetáculo
Solo: Zahy Tentehar
Dramaturgia: Zahy Tentehar e Duda Rios
Direção: Denise Stutz e Duda Rios
Direção de arte e design gráfico: Batman Zavareze
Figurinos: Carol Lobato
Iluminação: Ana Luzia de Simoni
Trilha sonora: Elísio Freitas
Ingressos e valores
Valor: R$ 30, 00 (inteira), R$ 15,00 (meia-entrada)*
Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site do CCBB Rio de Janeiro https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/
*Estudantes, professores da rede estadual e privada, pessoas acima de 60 anos, PCDs e menores de 21 anos possuem direito ao benefício de meia-entrada em eventos culturais no Estado do Rio de Janeiro. Clientes Ourocard são elegíveis à meia-entrada em espetáculos do CCBB.
Informações
Data: 12/10/23 à 05/11/23 – Quinta à sábado 19h | Domingo 18h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro do Rio, Teatro I.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro , Rio de Janeiro– RJ.
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 90 minutos
Para mais informações: (21) 3808-2020 | [email protected] | https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/