Por Lidiane Barros
Os quintais são lugares de convivência muito valorosos para os cuiabanos. E o de Dona Domingas vai além, pois foi estruturado também, como centro cultural. Hoje é um ponto de cultura, às margens do rio Cuiabá. É lá que funciona ainda, a sede do Flor Ribeirinha, um dos grupos folclóricos mais importantes do estado, que tem atuado intensamente pela valorização da cultura ribeirinha. Como base, focam na manutenção da tradição do cururu e siriri, música e dança seculares do repertório popular mato-grossense.
A Mídia NINJA, a partir do seu primeiro coletivo, o Fora do Eixo – que nasceu em Cuiabá –, tem uma relação afetiva muito forte com a cidade. Assim, a capital mato-grossense foi escolhida como ponto de partida para a Casa NINJA Amazônia Tour. E o quintal da Domingas, além de ser um dos espaços mais singulares da cidade, fica localizado em São Gonçalo Beira Rio, onde é formado o primeiro povoado.
Liderança do movimento de conservação das tradições, que persiste para que sejam perpetuadas pelas próximas gerações, dona Domingas está em sintonia com a essência dessa grande viagem. Ela também refloresta o seu quintal… tal qual, mentes e corações. E ainda é ativista pela preservação do rio Cuiabá, castigado pela estiagem, processos de erosão, presença de dragas de areia e ameaças da instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas em seu curso, que fatalmente, impactará sobre o fluxo das águas no Pantanal.
Para compartilhar esse momento especial, recebemos parceiros de longa data, amigos e familiares. Teve cururu, siriri e bênção de Dona Domingas, nos desejando boa sorte nessa jornada. O calor, para variar, estava escaldante. Mas deu uma trégua ao final da oração de Domingas. Nesse instante fomos surpreendidos em seu quintal com uma “senhora chuva”, como que se água benta tivesse sido enviada do céu, nos inundando de bênçãos!