Uma das grandes missões da NAVE Coletiva é justamente acolher e trocar com experiências de diversos territóriso no Brasil! E recentemente, tivemos mais uma chance de ver isso acontecer – durante os dias 27 e 28 de maio, vinte e seis pessoas da Região Metropolitana de São Paulo se hospedaram na NAVE, conheceram nossos projetos e trouxeram seus saberes na realização coletiva do Sabadão do Conhecimento e do Domingo na NAVE.
Representantes das cidades de Mogi das Cruzes, Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Guaianases, de diversas idades, gêneros, crenças e estilos estavam pela sede da Mídia NINJA em São Paulo, e, para o dia dedicado a formação, trouxeram culinária, música, dança, fotografia, debates sobre canábis, entre outras dezenas de temas, liderados pelo Cursiho Popular Maio de 68.
Já no dia seguinte, o Domingo na NAVE, teve um foco cultural, com apresentações de teatro, música e discotecagem, além de feirinha de roupas, decoração para o lar, acessórios e comidinhas, com um rico cardápio vegano, tudo organizado pela Feirinha de Agroecologia e Artesanato. “Espaços como a NAVE que abrem seu local para trazermos pessoas diversas, debater, conversar, escutar opiniões, conseguir avançar nessa pauta é fundamental, a gente ficou bem feliz de tá hoje e a esperamos poder continuar ocupando esse espaço e aprofundando nossos debates”, compartilhou Renan Castro, professor e diretor de escola pública de Mogi das Cruzes, que participou do debate sobre a Reforma do Ensino Médio durante o Sabadão do Conhecimento.
Tudo começou com a inscrição de Nataly Albefaro, da Mamífera, uma marca de cosméticos e outros produtos naturais feitos manualmente. Ela inscreveu a sua iniciativa junto de outros projetod no Ocupa NAVE, foi selecionada e a partir daí mobilizou mais agentes culturais que vivenciaram por 48 horas as práticas coletivas em nosso espaço.
Fotos, vídeos e entrevistas sobre a ação estão nas redes da NAVE Coletiva, siga e confira:
https://www.instagram.com/navecoletiva/