loader image

Design Ativista mobiliza designers para divulgar Acampamento Terra Livre 2024

por | abr 8, 2024

Foto: Mídia NINJA

O Design Ativista, em parceria com a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), lança uma convocatória criativa para designers, artistas e criativos em geral contribuírem com a divulgação do Acampamento Terra Livre 2024 (ATL 2024).

A convocatória, que começou no dia 19 de março e vai até 17 de abril de 2024, continua aberta para receber contribuições. Os participantes podem enviar suas artes de divulgação para o ATL 2024, um evento crucial na luta pelos direitos indígenas. As artes selecionadas serão utilizadas em materiais promocionais e de divulgação do acampamento.

O lançamento da convocatória ocorreu com uma postagem colaborativa entre Design Ativista e APIB nas redes sociais, direcionando os interessados para o link na bio do Design Ativista. Lá, os participantes poderão cadastrar-se na comunidade da Floresta Ativista e enviar suas artes.

Thiago Scherer, representante do Design Ativista, ressalta: “As convocatórias são uma forma de designers e artistas acostumados a trabalhar com mineradoras, grandes conglomerados capitalistas, bigtechs, etc. experimentarem dedicar um dos seus saberes mais preciosos – o pensamento projetual e a produção de imagens – a causas que lhe fazem sentido.”

As artes recebidas já estão sendo disponibilizadas na plataforma da Floresta Ativista, possibilitando seu acesso e download. A iniciativa visa ampliar a visibilidade do ATL 2024 e fortalecer a luta dos povos indígenas por seus direitos.

Scherer complementa: “As convocatórias têm o objetivo de provocar as pessoas a olhar para o design por outra ótica – menos utilitária e mais funcional: a gente precisa realmente de mais um aplicativo de banco? Muitas vezes as convocatórias são a faísca necessária para virar a chave na cabeça de designers que, até então, só haviam trabalhado com projetos vazios de significado, mas que após sentirem o gosto de reencontrar sentido na sua prática de design passam a se dedicar a projetos mais coerentes com sua visão de mundo.”

Para se inscrever na convocatória do Design Ativista para o ATL 2024, os interessados devem acessar a oportunidade no Portal da Floresta Ativista, cadastrar-se na comunidade e enviar suas artes de divulgação para o Acampamento Terra Livre 2024. A participação é fundamental para ampliar a visibilidade deste importante evento de luta pelos direitos indígenas.

VOLTAR