

Casa Coletiva de Divinópolis começa a receber uma nova cara com a edição do projeto Compacto.Arte. Nacionalmente reconhecido como uma plataforma de intervenção artística coordenada por coletivos da rede Fora do Eixo, o projeto chega à cidade para transformar as paredes da Casa Coletiva em telas vivas de grafite. Dois artistas locais, Jovem Ronx e Tâmara Viegas, foram selecionados através de um edital lançado pela equipe da Casa para dar cores às paredes com suas obras únicas.
O Compacto.Arte, que se baseia em um processo de criação coletiva e em rede, busca unir artistas visuais e de rua em espaços coletivos para estimular a troca de ideias e expressões. As intervenções ocorrerão de forma contínua na Casa Coletiva Divinópolis e serão registradas em vídeos, entrevistas e registros fotográficos, que farão parte da programação do canal Emergências Play no YouTube.






















O edital do Compacto.Arte recebeu inscrições de diversos artistas visuais da região, que enviaram propostas detalhadas de intervenções em categorias como grafite, exposição fotográfica, instalações, pinturas murais, stencil, lambe-lambe, decoupage, projetos experimentais e outras experiências visuais. A seleção foi realizada por uma equipe de curadoria composta por membros do Compacto.Arte.
As intervenções não apenas trarão cores e formas únicas para as paredes da Casa Coletiva Divinópolis, mas também proporcionarão um espaço para expressões artísticas diversas, transformando o ambiente em um verdadeiro reflexo da criatividade local. A iniciativa também reforça o papel da arte como um meio de expressão e conexão social.
Para fazer parte do projeto e deixar seu DNA artístico na Casa Coletiva, basta se inscrever em formulário aberto divulgado nas redes da Casa. O resultado do edital será divulgado todo dia 01 de cada mês na página do @ondeotremapita no Instagram.