loader image

Combate à desinformação na Amazônia é tema de relatório apresentado em Belém

por | ago 11, 2023

Casa NINJA Amazônia e Mídia NINJA integram grupo de pesquisa que lançou pesquisa sobre fake news

Grupo de Trabalho levantou mais de 200 páginas e perfis digitais (Liz Bravo/Pixabay)

Um relatório sobre o combate à desinformação na Amazônia Legal foi apresentado nesta semana durante o evento Diálogos Amazônicos, como parte da programação da Cúpula da Amazônia. A pesquisa, conduzida pelo Grupo de Trabalho (GT) de Combate à Desinformação e Discurso de Ódio, conta com a parceria da Mídia NINJA e da Casa NINJA Amazônia, que integram o projeto.

O documento, resultado de um trabalho que se estendeu entre março de 2022 e fevereiro de 2023, destaca a presença de disseminadores de conteúdo enganoso na região, trazendo uma perspectiva que vai além da simples desinformação socioambiental. Foram identificadas mais de 200 páginas, das quais 70 foram rigorosamente analisadas e categorizadas em três segmentos principais: organizações e ativistas de direita, figuras públicas de representação política e canais ou empresas jornalísticas. Entre as páginas investigadas estão o Portal Novo Norte, do Tocantins; Vista Pátria, do Rio de Janeiro; e Terra Brasil Notícias, do Rio Grande do Norte.

Uma conclusão importante da pesquisa é que esses sites muitas vezes têm uma inclinação hiperpartidária em vez de seguir estritamente os padrões jornalísticos, frequentemente divulgando informações que favorecem determinados partidos, viés político ou candidatos, sob o disfarce de “notícias”. Além disso, a pesquisa revelou uma cadeia organizada de propagação de desinformação, que é financiada tanto por recursos de plataformas de marketing digital quanto por recursos públicos.

Dentre as ações que surgiram a partir desta investigação estão campanhas para desmonetizar páginas como o Portal Novo Norte, a notificação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o portal Vista Pátria, e a publicação de um artigo detalhando as formas de financiamento do Terra Brasil Notícias. Em junho de 2022, em colaboração com o Sleeping Giants Brasil, o GT notificou extrajudicialmente a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, por serviços de publicidade que impulsionavam a desinformação no Google. Isso levou a um aumento na transparência nas eleições de 2022, com a big tech publicando a biblioteca regional de anúncios após a pressão.

O GT, composto por entidades de pesquisa, movimentos sociais e ativistas das áreas de comunicação e socioambiental, trabalhou incansavelmente desde o ano passado para realizar este estudo. Além da Mídia NINJA e Casa NINJA Amazônia, o grupo é composto por organizações como Intervozes, Abaré, Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (COJOVEM), Mapinguari, Matpha, Coletivo Jovem Tapajônico, Grupo de Pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia (UFRR), Sleeping Giants Brasil e Instituto Vero. A pesquisa recebe apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), e todas as informações sobre o projeto estão disponíveis no site Amazônia Livre de Fake.

O relatório completo pode ser acessado aqui.

Com informações de Intervozes

VOLTAR