Na última quarta-feira (13/09), durante o ‘1º Encontro de Empreendedores Negros de Divinópolis’, o coletivo Negro Águas do Atlântico lançou um mapeamento de artistas e empreendedores culturais negros do centro-oeste mineiro, a LISTA NEGRA.
A lista foi idealizada pelo coletivo, que recentemente foi reconhecido como Ponto de Cultura, e atua desde 2019 na cidade de Divinópolis. O Águas do Atlântico funciona como um espaço de debate, trocas sobre vivências e discussões acerca de políticas públicas a população afro-brasileira na luta antirracista.
O mapeamento é simples e prático, baseado em um formulário eletrônico com duração indeterminada. Ele traz o objetivo de alcançar e criar uma rede de conexões entre os produtores culturais do Centro-Oeste Mineiro, ressignificando uma expressão preconceituosa do nosso vocabulário.
Segundo a articuladora do coletivo, Ketheryn Brandão, “precisamos de uma rede que alcance os artistas e agentes culturais negros da nossa região. Uma teia que entrelace todos e desperte esperança. E é isso que queremos da LISTA NEGRA, mais que um mapeamento, um instrumento de valorização das diversas formas de expressões do povo negro mineiro.”
Acesse o formulário através do link e inscreva-se para fazer parte desta rede. A iniciativa têm o apoio da Casa Coletiva de Divinópolis.