loader image

Clube esportivo LGBTQIA+ convoca estudantes para produção de conteúdos e bolsa de extensão

por | jun 17, 2024

Projeto oferecerá bolsa de extensão mensal de R$ 1.000 e une parcerias entre Lendários Esporte Clube, UFRJ e UERJ

Foto: Divulgação / @lendariosrj

Uma parceria entre universidades e o clube esportivo LGBTI+ Lendários Esporte Clube está promovendo uma agenda de ações inovadoras voltadas para estudantes de graduação. O projeto recebe inscrições até o próximo dia 21/06 de pessoas LGBTQIA+, prioritariamente do Rio de Janeiro, para auxiliar na elaboração de conteúdos e gestão dos canais de comunicação do projeto, além de produção de eventos. Podem se inscrever pessoas que terão 20h de disponibilidade semanal a partir de agosto, matriculadas em qualquer graduação relacionada às Artes e Comunicação Social de qualquer universidade da cidade. Os participantes selecionados terão uma bolsa de extensão mensal de R$ 1.000. As inscrições estão abertas na plataforma da Floresta Ativista.

Clique aqui para se inscrever

O projeto, que une esforços da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pretende transformar o cenário esportivo com uma série de iniciativas focadas na inclusão e na diversidade. Criado em 2018 no Rio de Janeiro, o Lendários Esporte Clube se destaca por oferecer um espaço seguro e livre de preconceitos onde pessoas da comunidade LGBTQIA+ podem desenvolver talentos e fortalecer laços comunitários. Atualmente, o clube conta com cerca de 50 atletas ativos e já beneficiou outras 200 pessoas através de suas práticas esportivas contínuas.

O projeto “Esporte e Inclusão”, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Garcia da UFRJ, planeja ações para 2024/25, incluindo aulas de iniciação esportiva nas modalidades vôlei e handebol, preparação de equipes para competições amadoras, um programa de bolsas com ajuda de custo para atletas em situação de vulnerabilidade social, a produção da 4ª edição do campeonato/seminário Rio Pride Cup, abrangendo vôlei, handebol e futebol, a realização do curso de extensão sobre gêneros e sexualidades nos esportes com 45 horas de duração, e o lançamento de livros sobre o tema.

Em entrevista, Thiago Engels, diretor geral do Instituto Guará de Diversidade e Inclusão, destacou a importância das atividades práticas realizadas pelo clube. “O clube oferece hoje aulas de iniciação e treinamento de equipes amadoras nas modalidades: vôlei e handebol,” afirmou Engels. Ele também mencionou que, embora o clube seja inclusivo e aberto a todos, a vaga para criadores de conteúdo é direcionada especificamente para alguém da comunidade LGBTQIA+.

Engels também falou sobre o progresso no combate à LGBTfobia no esporte, e que há um crescimento de uma cultura de tolerância e respeito a pessoas LGBTQIA+ no esporte, ainda que “a passos curtos e são fruto de muita resistência”. Ele enfatizou que, apesar do futebol ser a modalidade que mais concentra esforços devido à sua popularidade, outras modalidades esportivas ainda enfrentam desafios maiores.

“Estamos trabalhando ativamente na busca desse espaço de tolerância, justamente propondo ações de extensão em estreita parceria junto às universidades e com vistas a contribuir diretamente com a formação dos futuros profissionais de educação física. De forma instrumentalizá-los sobre como acolher atletas da comunidade”, concluiu.

Clique aqui para se inscrever.

VOLTAR