loader image

Climax promove fórum latino-americano para debater soberania, identidade e recursos naturais

por | jul 15, 2024

O encontro online irá contar com a participação de três especialistas em ativismo ambiental a fim de discutir a emergência climática na América Latina

Foto: Mídia NINJA

Dando continuidade à série de fóruns que buscam salientar a importância da cultura ao abordar as emergências climáticas no mundo, a Climax – rede de justiça climática da Mídia NINJA – irá realizar nesta terça-feira, 16 de julho, o Fórum Internacional Latam. A mesa de debate online terá como tema “Soberania, Identidade e Recursos Naturais”, e será composta pelos ativistas Maria Cecilia Chacón, Enrique Viale e Andrea Ixchíu.

Durante o debate serão questionados os fatores envolvidos nos desastres ambientais dos últimos anos e a forma como a emergência climática na América Latina é vivenciada a partir de diversas dimensões, como a concepção e a relação ancestral com a natureza, a violação da soberania no que diz respeito aos recursos naturais ou a organização de movimentos populares para mitigar suas consequências.

O encontro irá ocorrer às 19h, horário de Brasília, e contará com a participação de María Cecilia Chacón, advogada, professora e pesquisadora boliviana com ampla experiência em direito ambiental, administrativo e regional; Enrique Viale, advogado pela Universidade de Buenos Aires, pós-graduado em Direito Ambiental e fundador e presidente da Associação Argentina de Advogados Ambientais (AAdeAA); e Andrea Ixchíu, mulher maia  K’iche de Totonicapán (Guatemala), gestora cultural, produtora e diretora audiovisual.

As inscrições para o fórum Soberania, Identidade e Recursos Naturais estarão abertas até segunda-feira, 15 de julho, às 22h e para participar basta inscrever-se no fórum através da plataforma da Floresta Ativista.

Perante o estágio avançado em que a crise climática se encontra, a Climax aposta na cooperação e na articulação global para desenvolver tecnologias e práticas que aumentem a resiliência e a capacidade de adaptação das comunidades. A rede acredita que a cultura, enquanto reguladora da convivência social, é crucial para a transição ecológica e o desenvolvimento sustentável. A jornada Climax.Now busca não apenas enfrentar as emergências climáticas, mas também ressignificar a relação da humanidade com a natureza, promovendo um reencantamento e uma reconexão com a Mãe Terra.

VOLTAR