loader image

Circuito de Formação CineNINJA

Reunindo uma comunidade de realizadores, distribuidores, produtores, comunicadores e cinéfilos a Cine. NINJA é a frente de cinema e audiovisual da Mídia NINJA e reúne em aulas periódicas, um corpo docente para falar de audiovisual.

Oficina crítica e produção cultural

Nesta oficina, os participantes terão contato com alguns conceitos básicos da crítica cultural contemporânea e da experiência estética, além de algumas técnicas para uma boa prática de redação e escrita adquiridas pela Mídia NINJA ao longo de sua experiência de mais de 10 anos atuando na produção de narrativas.

Produzir na Amazônia: desafio e criatividade

Um papo sobre produção e realização audiovisual fora do eixo. A partir da experiência do premiado filme “Noites Alienígenas”, que recebeu cinco Kikitos no Festival de Gramado em 2022, o diretor Sérgio de Carvalho e a produtora Karla Martins falam sobre o cinema do Acre, processos criativos e a descentralização de recursos para a produção na Amazônia.

Quando falta o ar, narrativa e memórias

Ana Petta e Helena Petta conversam sobre os processos de criação do premiado documentário Quando Falta o Ar e da série de TV de ficção Unidade Básica a partir da necessidade de novas narrativas em saúde e da construção de memória através do audiovisual.

Políticas audiovisuais no Brasil atual

Nesta aula Alfredo Manevy discute os desafios e oportunidades para a política audiovisual brasileira no contexto do novo governo Lula.

Websérie a baixíssimo custo e com bons resultados

Nesta aula, Deyse traz para os participantes uma visão diferenciada sobre produção cinematográfica independente. Analisando o case da série “O Outro Lado da Pandemia”, foi possível perceber que uma boa ideia e baixo orçamento podem trazer resultados satisfatórios e alcançar um grande público.

Distribuição de filmes para festivais e outras janelas

Uma aula sobre cadeia de comercialização de filmes para compreender todos os atores e etapas da distribuição, análise de cases de sucesso e estratégias para apresentar e promover seu projeto no mercado audiovisual. Dos festivais às janelas de tv e digital.

A internet como caminho: planejamento e produção de conteúdo audiovisual para redes sociais

Nesta aula, vamos refletir sobre a potencialidade da internet como forma de divulgação, interação com o público e democratização do acesso ao cinema (e audiovisual em geral) brasileiro. Traçando estratégias de como criar em plataformas de conteúdo que ainda não foram inventadas, abordando tipos de conteúdo, como medir a relevância, formatos, objetivos e muito mais!

Metodologia negra para a distribuição de obras audiovisuais

O audiovisual é uma linguagem apropriada para estimular engajamento e promover mudanças concretas no mundo. Nesta aula, vamos falar sobre como pensar uma metodologia negra, para além de uma distribuição de impacto, pensando o cinema como ferramenta de transformação social e construção de novas audiências.