Por Maria Clara Mello
No mês de setembro, os capixabas realizaram a 30ª edição de um dos maiores festivais cinematográficos do país, o Festival de Cinema de Vitória. O evento concedeu diversos prêmios entre os 98 filmes apresentados em diferentes categorias, entre eles o Troféu Canal Brasil, do qual a equipe do Cine NINJA integrou o júri ao lado de outros jornalistas e críticos de cinema.
O prêmio Canal Brasil de Curtas elegeu, entre os 10 concorrentes, o capixaba ‘O Último Rock’, de Diego de Jesus, como o melhor curta desta edição do Festival de Vitória. O filme, que também recebeu o prêmio de melhor interpretação pela 27ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, conta sobre o último rock de um grupo de amigos antes do agravamento da pandemia de Covid-19, e as trivialidades da “vida normal”.
A premiação tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, concedendo não apenas o Troféu Canal Brasil, como também um prêmio no valor de R$15 mil para impulsionar projetos e a chance de integrar a grade do canal, que exibe curtas-metragens diariamente em sua programação.
O reconhecimento com o Prêmio Canal Brasil é dado a diferentes obras durante o ano, que circulam nos principais festivais de cinema do país.
Ana Pessoa, Fred Maia e Sé Souza foram responsáveis por representar o Cine NINJA no júri da premiação, juntamente aos críticos e jornalistas Ismaelino Pinto, Luiz Carlos Merten, Maria do Rosário, Neusa Barbosa, Vitor Búrigo, Daniel Herculano, Simone Zuccolotto, Orlando Margarido, Viviane Pistache e Anne Braune.
A equipe do Cine NINJA também esteve em contato com os organizadores do evento que celebraram as 3 décadas de reverência à produção audiovisual nacional.
“São 30 anos do Festival de Cinema de Vitória. Trinta anos que a gente exibe o melhor do cinema brasileiro e capixaba”, contou Larissa Delbone, produtora executiva do festival, ao Cine NINJA.
Além disso, o NINJA cobriu todo o festival e fez uma coletânea dos principais pontos do evento, as premiações mais importantes e a diversidade, tanto de títulos, como de atores e produtores.
LEIA MAIS: